“Tecnologia de maior valor que vimos”, diz Larry Ellison sobre bolha no setor de IA

há 1 semana 2
ANUNCIE AQUI

Receios sobre uma bolha envolvendo investimentos em empresas de inteligência artificial já não são mais debates isolados entre analistas de mercado pelo mundo. O CEO de uma das principais beneficiárias do enorme ciclo de valorização promovido pela explosão da IA nos últimos anos deu sua opinião: “Em termos de valor, IA é de longe a tecnologia de maior valor que já vimos”.

Em uma palestra no principal evento anual da Oracle (ORCL34), empresa que fundou e onde ocupa a cadeira de presidente do conselho, Larry Ellison colocou o risco sobre perspectiva: “Haverá pessoas investindo em IA porque quase todas as empresas de tecnologia hoje em dia se autodenominam empresas de IA, mas elas não são”, disse em uma transmissão no palco do Oracle AI World.

Leia também: Quem é Larry Ellison, cofundador da Oracle que superou Musk como mais rico do mundo

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

Boa parte dos receios do mercado sobre o risco de que os investimentos cada vez mais elevados em IA não deem retorno buscam um paralelo na bolha das empresas de internet que levou consigo diversas jovens companhias americanas entre meados das décadas de 1990 e o começo dos anos 2000.

Companhias como a pets.com, uma empresa de venda de produtos para animais de estimação foram exemplos emblemáticos. Em menos de um ano após seu IPO (oferta pública inicial de ações, na sigla em inglês), com ações negociadas a US$ 11, a companhia declarou falência sendo negociada a 22 centavos de dólares.

Para Ellison, pessoas confundem os maus exemplos que marcaram aquele momento com empresas que sobreviveram e ultrapassaram a chamada bolha das empresas “ponto com”. “As pessoas começaram a confundir empresas de internet como PayPal ou, pior ainda, as de mecanismos de busca, com a Pets.com”, disse.

“As pessoas mais inteligentes que conheço estão investindo fortunas, para ser mais específico, estão investindo suas fortunas na construção e no treinamento desses modelos de IA”, afirma, ao dar exemplos como os de Elon Musk, fundados da Tesla e da xAI, e Sam Altman, CEO da OpenAI.

Leia também: Procuradoria Geral de SP usa IA para analisar 4 milhões de documentos

O mercado, no entanto, não tem se acalmado com os gastos elevados das companhias de inteligência artificial em infraestrutura para processar seus modelos de linguagem grandes (LLMs, na sigla em inglês). A Oracle tem se beneficiado disso ao se tornar uma das principais fornecedoras de nuvem para companhias como a OpenAI, do ChatGPT.

Continua depois da publicidade

Apenas neste ano, as ações da companhia saltaram 80% impulsionadas em parte por projeções mais animadoras sobre receitas em contratos com desenvolvedoras de IA. A Oracle se aliou à OpenAI no projeto Stargate, que promete investir US$ 500 bilhões em IA nos próximos quatro anos.

*O repórter viajou ao Oracle AI World a convite da Oracle

Ler artigo completo