Taiwan distribui “guia de sobrevivência” para cidadãos contra possível ataque chinês

há 1 mês 9
ANUNCIE AQUI

Taiwan vai começar a distribuir esta semana, em uma iniciativa inédita, milhões de exemplares de um manual de defesa civil para todas as residências da ilha. O objetivo é preparar a população para possíveis emergências, incluindo a ameaça de um ataque militar da China, que tem intensificado sua pressão sobre o território. As informações são da Reuters.

O manual, atualizado em setembro, traz pela primeira vez orientações específicas sobre como agir caso cidadãos encontrem soldados inimigos, além de alertar que qualquer notícia sobre rendição de Taiwan deve ser considerada falsa.

O conteúdo também inclui informações sobre localização de abrigos antiaéreos e preparação de kits de emergência.

Continua depois da publicidade

O manual detalha cenários possíveis, desde sabotagem de cabos submarinos e ataques cibernéticos até inspeções de embarcações taiwanesas por nações inimigas e uma eventual invasão total.

Lin destacou que Taiwan já enfrenta uma guerra híbrida chinesa, com ataques cibernéticos, infiltrações, campanhas de desinformação e incursões militares frequentes.

Segundo Lin Fei-fan, vice-secretário-geral do Conselho de Segurança Nacional de Taiwan, responsável pelo projeto, o material simboliza a determinação do país em se defender.

“Queremos que todos entendam que haverá um custo alto se a China tomar uma decisão errada, pois o povo taiwanês está resoluto e comprometido em se proteger mutuamente”, afirmou.

A distribuição vai abranger mais de 9,8 milhões de domicílios e versões do manual em inglês e outros idiomas estrangeiros também serão disponibilizadas em breve.

Após a entrega, o governo promoverá campanhas para auxiliar os cidadãos na montagem de seus kits pessoais de emergência.

Continua depois da publicidade

A China reivindica Taiwan como parte de seu território e não descarta o uso da força para controlar a ilha, que é governada democraticamente e rejeita tais reivindicações, afirmando que somente seu povo pode decidir seu futuro.

Ler artigo completo