ANUNCIE AQUI
Luciano Borges
8 de out, 2025, 11:35
Diretor técnico do Flamengo, José Boto entrou na mira do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) após as declarações sobre suposto favorecimento ao Palmeiras após a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Segundo apurou a ESPN, o dirigente rubro-negro será convocado para prestar esclarecimentos após declarar à imprensa que “o que acontece em outros campos deixa suspeitas”.
A demanda do órgão acontece na esteira de outros casos semelhantes de insinuações sobre a arbitragem em competições nacionais como o empresário John Textor, dono da SAF do Botafogo, pagou uma multa de R$ 1 milhão ao STJD para encerrar um processo que respondia por ter feito acusações - segundo o Tribunal, sem provas - sobre possíveis manipulações no futebol brasileiro.
Quem também acabou punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva foi João Martins, auxiliar técnico de Abel Ferreira no Palmeiras. O português recebeu três jogos de suspensão em julgamento na 1ª Comissão Disciplinar após dizer, em junho de 2023, que “é ruim para o sistema o Palmeiras ganhar duas vezes”.
Nos bastidores, segundo apurou a ESPN, pessoas ligadas ao dirigente do Flamengo admitiram desconforto em relação à demanda da Procuradoria do STJD ter chegado ao conhecimento de José Boto pela imprensa.
A reportagem soube ainda que o clube da Gávea admite ter pouca clareza sobre como será a “temperatura” em campo entre os atletas após sucessivos episódios de rusgas institucionais nas últimas semanas.
Flamengo e Palmeiras se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro no próximo dia 19, no Maracanã.
“Isenta. Eu é sempre o que espero”, disse uma fonte ligada ao Flamengo sobre a expectativa em relação à arbitragem para a partida.
O que José Boto disse para entrar na mira do STJD?
Questionado após a derrota do Flamengo para o Bahia sobre se havia um favorecimento ao Palmeiras no Campeonato Brasileiro, principalmente após as polêmicas de arbitragem que marcaram a virada do Verdão por 3 a 2 sobre o São Paulo, José Boto disparou.
“Perdemos por culpa nossa e erros nossos. Mas o que se passa em outros campos é vergonhoso. Tentamos falar com CBF, presidente da comissão da arbitragem, mas continua igual. O que acontece em outros campos deixa suspeitas. O árbitro que nos prejudicou (contra o Cruzeiro) ganhou com prêmio apitar o jogo do nosso rival e fez o que fez. Alguém da CBF tem que vir falar sobre isso”.
“Basta vocês verem o que se passa. Eu não estou acusando ninguém, mas isso não me cheira bem. Não parece ser apenas falta de qualidade dos árbitros, porque uns apitam de uma maneira quando vão em um time e apitam de outra para outro. Isso nos prejudica, prejudica o esforço dos nossos jogadores”, disse o dirigente, para completar.
“Sabemos que temos que melhorar muita coisa e que não estamos fugindo das nossas responsabilidades. Agora, temos que trabalhar e fazer o nosso, mas não podemos ser sempre prejudicados e nossos rivais beneficiados. Isso não! Eu não sei como resolver isso, mas alguém vai vir explicar o que está acontecendo. Não adianta dizer: 'Ah, erramos aqui...'. Erram sempre e não sabemos o que está acontecendo”.
Próximos jogos do Flamengo:
Botafogo (F) - 15/10, 19h30 (de Brasília) - Brasileirão
Palmeiras (C) - 19/10, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Racing (C) - 22/10, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores, com transmissão do Disney+