ANUNCIE AQUI
Um soldado da Coreia do Norte desertou neste domingo em direção à Coreia do Sul, atravessando a fortemente vigiada fronteira desmilitarizada. Segundo os meios de comunicação de Seul, essa a primeira deserção relatada de um soldado norte-coreano desde que um sargento fugiu em agosto de 2024.
O norte-coreano foi levado sob custódia depois de cruzar a fronteira, disse o Estado-Maior Conjunto (JCS, na sigla em inglês), na primeira deserção conhecida de um soldado norte-coreano desde que o governo de Lee Jae Myung assumiu o poder.
Um fuga pela fronteira terrestre é considerada incomum porque a fronteira de 248 quilômetros na zona desmilitariza é coberta por minas terrestres, armadilhas para tanques, cercas de arame farpado, além de ser vigiada por tropas de combate.
Continua depois da publicidade
O jornal britânico The Guardian lembrou que, em 2017, quando um soldado norte-coreano em fuga atravessou a fronteira, soldados dispararam cerca de 40 tiros em sua direção antes que os sul-coreanos pudessem arrastá-lo ferido para um local seguro.
Cerca de 34 mil norte-coreanos fugiram para a Coreia do Sul desde o fim da guerra da Coreia de (1950-1953), mas a maioria veio da China, que compartilha uma fronteira longa com a Coreia do Norte.
Um total de 236 norte-coreanos desertaram para a Coreia do Sul no ano passado, com apenas três deles cruzando a fronteira intercoreana, de acordo com um funcionário do Ministério da Unificação.