Serviços secretos austríacos descobrem esconderijo de armas ligado ao Hamas

há 2 semanas 11
ANUNCIE AQUI

Publicado a 06/11/2025 - 20:34 GMT+1

Os serviços secretos austríacos descobriram um esconderijo de armas em Viena que se acredita estar ligado ao grupo militante palestiniano Hamas para ser utilizado em "possíveis ataques terroristas na Europa", informou o governo na quinta-feira.

Um cidadão britânico não identificado, de 39 anos, com alegadas "ligações estreitas ao esconderijo de armas", foi detido em Londres na segunda-feira, segundo o comunicado do Ministério do Interior.

"De acordo com o estado atual da investigação, as instituições israelitas ou judaicas na Europa seriam provavelmente os alvos destes ataques", acrescentou.

O depósito de armas e o suspeito faziam parte de uma investigação coordenada internacionalmente pela Direção da Segurança do Estado e dos Serviços de Informação (DSN), "sobre uma organização terrorista global com ligações ao Hamas".

No decurso das investigações, o ministério disse que os seus serviços de informação encontraram "suspeitas de que um grupo trouxe armas para a Áustria para serem utilizadas em possíveis ataques terroristas na Europa".

O arsenal de armas, que se pensa fazer parte de operações estrangeiras não especificadas ligadas ao Hamas, foi descoberto numa mala num armazém alugado em Viena e continha cinco pistolas e 10 carregadores.

"O caso atual mostra mais uma vez que a Direção de Segurança e Informações do Estado dispõe de uma excelente rede internacional e toma medidas coerentes contra todas as formas de extremismo", declarou o ministro do Interior austríaco, Gerhard Karner.

"A missão é clara: tolerância zero para os terroristas".

A Agência Nacional do Crime do Reino Unido confirmou na quinta-feira que um suspeito foi detido no centro de Londres por agentes especializados da Unidade Nacional de Extradição.

Está a ser mantido sob custódia até à sua próxima comparência no Tribunal de Westminster, na próxima segunda-feira.

Ler artigo completo