Sedeme promove oficina de pintura em tecido na Usina da Paz no Icuí-Guajará

há 2 meses 25
ANUNCIE AQUI

"Usina transforma tempo livre em possibilidades de empreender”, diz Nazaré Silva, 62 anos.

Moradores do entorno da Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro, localizada no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), participaram, na tarde de quinta-feira (30), da oficina Pintura em Tecidos, promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). A atividade reuniu 10 participantes e teve carga horária de quatro horas.

Continua após a publicidade

Anúncio

A oficina, ministrada pela artista plástica Celeste Haitman, visa impulsionar o desenvolvimento econômico e social da comunidade local, por meio de capacitações que unem técnica, talento e criatividade.

Continua após a publicidade

Anúncio

Continua após a publicidade

Anúncio

O curso integra o cronograma de ações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) nas Usinas da Paz (UsiPaz), dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac).

Durante a oficina, os participantes aprenderam técnicas de pintura, desenho, sombreamento e aplicação de luz, com foco na produção artesanal de peças exclusivas. A artista Celeste Haitman explicou que a atividade foi pensada tanto para alunos com experiência em pintura quanto para iniciantes que desejam utilizar a prática como forma de lazer e expressão pessoal.

Cada participante recebeu gratuitamente o material necessário para realizar a oficina. O kit de pintura é composto por pincéis de diversos tamanhos, guardanapos de tecido, camisetas, espátulas, paleta de pintura e tintas.

“A proposta da oficina é também estimular a expressão artística e abrir novas oportunidades de geração de renda para os moradores da região”, destacou Celeste.

“As atividades na Usina ajudam a preencher o tempo e abrir novos horizontes”, avalia a funcionária pública aposentada Nazaré Silva, de 62 anos. Ela conta que encontrou nas oficinas da Usina da Paz uma forma de ocupar o tempo livre e cuidar da saúde mental. “Procurei uma atividade que preenchesse as horas vazias e mantivesse a mente ocupada”, relata. Nazaré já participou dos cursos de corte e costura, gastronomia e, atualmente, da oficina de pintura.

“Esses cursos foram recomendados como uma forma de terapia. Mas a gente acaba enxergando além: surgem possibilidades de empreender. Aqui mesmo, lembrei do eco bag, que aprendi a confeccionar na aula de corte e costura — dá para pintar na lona e transformar em uma bolsa ecológica. A gente vem por um motivo e acaba descobrindo um horizonte de oportunidades para empreender”, afirma Nazaré.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Paulo Bengtson, enfatiza que o Governo do Pará, por meio da Sedeme, em parceria com a Seac e demais instituições, promove uma série de cursos voltados ao fortalecimento das capacidades pessoais e profissionais das comunidades paraenses. O objetivo é fomentar o desenvolvimento socioeconômico e ampliar as oportunidades de empreendedorismo e geração de renda por meio do conhecimento.

“A Sedeme oferece 15 modalidades de cursos, por meio da Coordenadoria do TerPaz (Sede), e já alcançou mais de 600 pessoas entre janeiro e setembro. Essas iniciativas reforçam o compromisso do Governo do Pará com a inclusão social das populações em situação de vulnerabilidade, levando capacitação gratuita e de qualidade aos territórios atendidos pelas Usinas da Paz”, acrescentou o secretário.

Ler artigo completo