Samsung pode usar apenas chip Exynos no Galaxy S27

há 1 semana 9
ANUNCIE AQUI
Ilustração mostra um celular Samsung de cor salmão com o logotipo da Samsung em um fundo de cor azul. Na parte inferior direita, o logo do "tecnoblog".Decisão marcaria o retorno do processador próprio ao modelo topo de linha (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Resumo

  • Samsung pode usar chips Exynos em todos os modelos da linha Galaxy S27.
  • O rumor indica que a mudança pode depender do desempenho da geração S26, que contaria com o chip Exynos 2600.
  • As informações indicam que esse chip será fabricado em processo de 2 nm, com CPU de dez núcleos e GPU Xclipse 950.

A Samsung pode equipar os modelos da linha Galaxy S27 exclusivamente com processadores Exynos, de fabricação própria. A grande motivação para a mudança seria o avanço no desenvolvimento da tecnologia de 2 nanômetros (nm) da empresa.

O rumor surge antes mesmo do lançamento da família S26. Se confirmado, também marcaria o retorno completo do Exynos aos aparelhos Ultra da marca sul-coreana, algo que não acontece desde a linha Galaxy S22.

Exynos em toda a linha

Uma mão segura um smartphone Samsung de cor prateada contra um fundo azul. O aparelho possui um design premium com cantos retos e uma configuração de câmera traseira composta por quatro lentes dispostas verticalmente no canto superior esquerdo. O logo da Samsung está gravado na parte inferior traseira do dispositivo.Gigante sul-coreana seguiria passos da Apple e do Google (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A especulação surgiu após um comentário do professor emérito da Faculdade de Semicondutores da Universidade Gachon, Kim Yong-seok, ao veículo sul-coreano ChosunBiz.

Segundo o acadêmico, a divisão de semicondutores da Samsung estaria fazendo progressos significativos no design e nas taxas de rendimento de seu processo de 2 nm. Esse avanço permitiria usar chips Exynos em todos os dispositivos da série S27, incluindo o Ultra.

Para isso acontecer, no entanto, a Samsung precisaria primeiro validar o desempenho do próximo chip Exynos 2600, esperado para a linha S26. Os rumores ainda divergem: alguns apontam que o processador equipará apenas os modelos S26 e S26 Plus, enquanto o S26 Ultra usaria o Snapdragon 8 Elite Gen 5.

Já a agência sul-coreana Yonhap sugere que a fabricante pode equipar toda a família S26 com o mesmo chip. O movimento alinharia a Samsung às concorrentes: Apple, Google e Huawei também utilizam processadores próprios em seus dispositivos topo de linha.

Imagem mostra um Samsung Galaxy S21 com chip Exynos 2100 sendo segurado em uma mãoGalaxy S21 com chip Exynos 2100 (foto: Lucas Braga/Tecnoblog)

Chip mais potente

Os rumores até aqui indicam que o novo Exynos 2600 pode ser construído no processo de 2 nm da Samsung, trazendo uma CPU de dez núcleos da série ARM C1 e uma GPU Xclipse 950, baseada na arquitetura RDNA da AMD.

As informações preliminares indicam que o chip demonstrou um salto de performance substancial, com a unidade de processamento neural (NPU) sendo potencialmente superior à do A19 Pro da Apple. O desempenho de GPU teria superado o do Snapdragon 8 Elite Gen 5 em alguns benchmarks.

Com informações do PhoneArena

Ler artigo completo