ANUNCIE AQUI

Resumo
- A Samsung lançou o Galaxy XR, headset de realidade mista com Android XR, IA integrada e controle por voz, visão e gestos.
- O dispositivo possui telas 4K por olho, chip Snapdragon XR2+ Gen 2, 16 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, com bateria externa para aliviar o peso.
- Compatível com apps Android e APIs como OpenXR e WebXR, o Galaxy XR estreia em 21 de outubro nos EUA e Coreia do Sul, sem previsão para o Brasil.
A Samsung apresentou na noite de hoje (manhã na Coreia do Sul) o Galaxy XR, primeiro headset desenvolvido com a plataforma Android XR, criada em parceria com o Google e a Qualcomm. A ideia é colocá-lo na cabeça e desfrutar de elementos virtuais que se sobrepõem ao mundo real, tal qual acontece no Apple Vision Pro, anunciado há dois anos.
O dispositivo utiliza inteligência artificial multimodal e permite controle por voz, visão e gestos. O Galaxy XR estará disponível a partir de 21 de outubro nos Estados Unidos e na Coreia do Sul, por US$ 1.799, o que dá R$ 9.700 em conversão direta e sem impostos. A Samsung no Brasil informou ao Tecnoblog que não há previsão de lançamento na América Latina.
O equipamento aposta alto no assistente Gemini, que está integrado ao sistema e é capaz de compreender o ambiente ao redor do usuário. Ele também responde de forma conversacional.
Hardware recheado
Falemos primeiro do hardware. O Galaxy XR conta com sensores avançados, câmeras e outros componentes de alta tecnologia, como seis microfones e dois alto-falantes. Ele rastreia os movimentos da cabeça, das mãos e dos olhos.
A partir do momento em que o usuário veste o dispositivo, passa a contar com telas Micro-OLED com resolução 4K para cada olho. De acordo com a ficha técnica, o produto contempla campo de visão de 109 graus na horizontal e 100 graus na vertical. O dispositivo possui protetor de luz removível.

Há ainda o processador Snapdragon XR2+ Gen 2, 16 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento. Já sua bateria tem promessa de até 2,5 horas de reprodução de vídeo.
O design ergonômico distribui a pressão pela testa e parte de trás da cabeça. Ele pesa 545 gramas. A bateria fica separada do headset, para reduzir o peso, com mais 302 gramas.
No software, destaque para o Gemini

O dispositivo permite explorar mapas 3D no Google Maps com sugestões do Gemini, buscar conteúdo no YouTube por comandos naturais e usar o Circule para Pesquisar no modo Visão do Ambiente. Durante a demonstração ao vivo da Samsung, foi possível ver uma função que converte fotos e vídeos 2D em 3D.
Todos os aplicativos Android funcionam no Galaxy XR, e desenvolvedores que utilizam OpenXR, WebXR ou Unity podem adaptar seus softwares para a plataforma.
O dispositivo suporta Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 e reconhecimento de íris para desbloqueio. A correção de visão é possível por meio de lentes vendidas separadamente.

Uso empresarial
A Samsung anunciou parcerias empresariais para uso do Galaxy XR em treinamentos virtuais, incluindo um acordo com a Samsung Heavy Industries para construção naval — ou seja, dentro de casa.
A empresa também revelou que está trabalhando com a Warby Parker e a Gentle Monster, duas importantes marcas do universo fashion, no desenvolvimento de óculos com tecnologia de inteligência artificial integrada ao ecossistema Android XR. Sabe o Ray-Ban Meta? Pois então.
Apple Vision ProCoreia do SulGoogleInteligência Artificial (IA)QualcommSamsungGalaxyGoogle MapsAndroidGeminiEstados Unidos (EUA)MicroLEDYouTubeAmérica LatinaBrasilBluetooth