S&P reduz rating e diz que notas da Oi são vulneráveis a não pagamento

há 1 semana 6
ANUNCIE AQUI

Foto: Divulgação/Oi

A agência de classificação de risco Standard & Poor's Global (S&P) anunciou a redução de ratings relacionados a dívidas da Oi em função da situação de potencial falência da operadora.

Na prática, a S&P reduziu a classificação de risco das notas seniores garantidas do grupo com vencimento em 2026 de "CCC" para "CC", com classificação de recuperação de "3" (60%).

A agência afirmou que a revisão reflete "nossa visão de que a obrigação é altamente vulnerável ao não pagamento", conforme relatório divulgado na segunda-feira, 17.

Os títulos com rating "CC" indicam que o default das notas ainda não ocorreu, mas é tido como algo praticamente certo. As senior secured notes em moeda estrangeira da Oi foram emitidas em 2021, no valor principal de US$ 880 milhões e com vencimento em 2026.

Insegurança jurídica

Na curta nota sobre a situação da Oi, a S&P destacou "incerteza jurídica atual" no vai e vem da recuperação judicial da operadora.

Ela recordou a decisão que converteu o processo em falência no início da semana passada. Contudo, na sexta-feira, 14, em segunda instância, a Justiça suspendeu o decreto de falência e reinstalou a recuperação judicial.

"Dada a incerteza jurídica atual, consideramos que as notas garantidas da Oi com vencimento em 2026 são altamente vulneráveis ao não pagamento", reforçou a agência.

Ler artigo completo