Rogério Xavier: EUA não têm chance de vencer China na disputa pela liderança em IA

há 2 meses 19
ANUNCIE AQUI

BOSTON (EUA) – O sócio-fundador da SPX Capital, Rogério Xavier, vê os Estados Unidos em uma “situação bem frágil” na guerra pela inteligência artificial contra a China. Durante sua participação em painel na Conferência MBA Brasil 2025, ele analisou a estratégia de Donald Trump para tentar equiparar o avanço chinês na área de IA.

“Basicamente, Trump reclama dos juros, fica o tempo inteiro pressionando o Fed porque não corta os juros, o que encarece o custo de capital. O segundo ponto é o preço da energia, do petróleo, e o terceiro é a desregulamentação; então, ele bate nos estados, especialmente os democratas”, afirmou.

Tudo isso porque “empresas de IA são intensivas em capital, precisam de custo de capital baixo, precisam de desregulamentação, e é difícil aprovar novos projetos, especialmente na área de energia, o que torna tudo caótico.”

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

Do lado chinês, no entanto, a situação é diametralmente oposta. “A capacidade de geração de energia nos próximos cinco anos será dez vezes maior que a dos EUA. A regulação, obviamente, em um país como a China, é centralizada; basta uma ordem de Xi Jinping.”

“A infraestrutura chinesa é nova, totalmente acessível para que novas capacidades entrem no sistema. O capital na China é subsidiado, não falta investimento”, completou.

Nesse cenário, “os EUA não têm chance; a agenda de Trump é quase sabotar a China para tentar frear ao máximo o avanço chinês. Do jeito que está, ele vai perder.”

Continua depois da publicidade

Xavier pondera, no entanto, que “nem tudo é desgraça para os EUA”, que continuam “sendo o local de maior atratividade para investimentos e talentos.”

“Trump tem razão porque estrategicamente é importante vencer, mas hoje não há chance; a China vai ganhar”, concluiu.

Rogério Xavier participou da quarta edição da Conferência MBA Brasil. Neste ano, 300 estudantes brasileiros estiveram presentes no MIT Media Lab, em Boston, nos Estados Unidos, e ouviram palestras de temas como IA, transformações do mercado, sustentabilidade, transformação digital e muito mais.

*A repórter viajou a convite da MBA Brasil

Ler artigo completo