Retrospecto favorável: como números de Lanús e Atlético-MG podem animar brasileiros para final da Sul-Americana

há 1 semana 7
ANUNCIE AQUI
  • Daniel Servidio

18 de nov, 2025, 05:00

O Atlético-MG vai encarar o Lanús, da Argentina, no próximo sábado (22), às 17h (de Brasília), em busca do título da CONMEBOL Sul-Americana. A final será em Assunção, no Paraguai, em jogo único, que sempre gera apreensão. Mas, se os torcedores atleticanos estão ansiosos, há algo que pode ser animador: o retrospecto.

O time mineiro enfrentou os argentinos em apenas quatro jogos oficiais, justamente em duas finais de ida e volta, e sempre levou a melhor.

Em 1997, pela decisão da Copa Conmebol, os atleticanos venceram a partida de ida, disputada na Argentina, por um sonoro 4 a 1. Na volta, em Belo Horizonte, o empate por 1 a 1 garantiu a taça ao Galo.

Em 2014, mais um troféu sobre os argentinos. Foi pela Recopa Sul-Americana. O Atlético-MG, então campeão da Libertadores, ganhou o primeiro jogo, em Buenos Aires, por 1 a 0. A segunda partida acabou com vitória mineira por 4 a 3, no Brasil, e mais um troféu garantido.

O histórico entre os dois times não é o único dado positivo para o Atlético-MG. Um levantamento do DataESPN mostra que o Galo enfrentou adversários argentinos em torneios da Conmebol em 45 oportunidades: venceu 23, empatou 12 e perdeu dez -- um aproveitamento de 60%. Foram 68 gols marcados e 44 sofridos. Nos últimos 13 duelos, foram nove vitórias e quatro empates.

O Lanús, por outro lado, encarou brasileiros em competições da Conmebol em 32 jogos. Perdeu 14, empatou oito e venceu dez. O aproveitamento da equipe é de 39,6%, com 41 gols marcados e 45 sofridos. Em quatro finais contra equipes do Brasil, foi vice três vezes e conquistou um título -- o da Sul-Americana de 2013, contra a Ponte Preta.

No torneio continental, aliás, o Lanús fez 18 partidas contra brasileiros, com seis vitórias, seis empates e seis derrotas. Marcou 22 vezes, mesmo número de tentos que sofreu. Resta saber de que maneira o jogo contra o Atlético-MG, que terá transmissão ao vivo do Disney+, entrará nessas estatísticas.

Todos os dados usados no texto são do DataESPN.

Ler artigo completo