ANUNCIE AQUI
ESPN.com.br
22 de nov, 2025, 03:05
A temporada da NFL se aproxima de seu momento mais decisivo, e além dos times estarem em uma grande disputa por vagas nos playoffs, outra "briga" chama atenção: a pelo prêmio de MVP, de melhor jogador da liga.
Entre os vários atletas se destacando, alguns despontam como favoritos, em especial os quarterbacks Matthew Stafford, Josh Allen, atual detentor do prêmio, Baker Mayfield e Drake Maye, além do running back Jonathan Taylor, com números exorbitantes com a camisa do Indianapolis Colts.

(Conteúdo oferecido por: RAM, Snickers e C6Bank)
Com esses nomes em mente, a reportagem questionou Deivis Chiodini e Paulo Antunes, comentaristas e dois dos maiores especialistas em NFL na ESPN, para argumentarem e opinarem sobre quem merece mais o prêmio de MVP.
Matthew Stafford -
Los Angeles Rams
Deivis Chiodini:
"Pra quem teve uma offseason conturbada, onde chegou a se cogitar aposentadoria, Stafford está voando. Num ataque remodelado - Sean McVay usa múltiplos tight ends, algo que nunca fez -, o veterano está voando. Muito confortável no sistema, distribui passes com facilidade e a produção segue altíssima. Se a conexão com Puka Nacua já era boa, agora ele também encontrou com Davante Adams e a dupla já rende bons frutos. Stafford tem um dos melhores braços da liga e isso é visto nos seus 27 touchdowns. Mas o mais importante: ele está cuidando da bola como ninguém, tendo apenas duas interceptações. Até a semana 11, nenhum QB jogou mais bola que ele."
Paulo Antunes:
"O Matthew Stafford nas bolsas de apostas é o favorito ao prêmio de MVP. E os números chamam muito atenção. Ele é de longe o melhor quarterback da NFL em passes para touchdowns, são 27. Dak Prescott fica na segunda posição, com 21. Ele tem apenas duas interceptações, só o Justin Fields e o Jaylen Hurts, entre os titulares, têm menos, cada um com um. Ele se tornou o primeiro jogador da história da NFL a ter pelo menos quatro touchdowns, nenhuma interceptação em três jogos consecutivos. E contra oponentes bons também. Eu estou vendo aqui a defesa de Nova Orleans número nove contra o passe. Como falei, Jacksonville, o número dois forçando turnovers. E aí você tem também a defesa dos 49ers entrando nessa equação, que é uma defesa boa, especialmente jogando em casa. Então, ele fez isso contra três excelentes oponentes. Isso daí chama realmente muita atenção. E eu olho, falando em oponentes, nos últimos sete jogos, 22 touchdowns, nenhuma interceptação, é a melhor sequência, ninguém nunca teve sete jogos seguidos com tantos touchdowns sim interceptação na história da liga. Mas eu olho nos oponentes já enfrentados nessa temporada e isso me chama a atenção também. A defesa de Houston é sensacional. Jogou em Filadélfia, perdeu aquele jogo, mas colocou 26 pontos no placar e também colocou seu time em posição de vencer o jogo na reta final, o field goal foi bloqueado e retornado para touchdown. Indianapolis, dois jogos já contra o San Francisco, jogo contra Baltimore, quando a defesa dos Ravens estava já melhorando, Seattle na semana passada e venceu Seattle Seahawks e o Jacksonville Jaguars e o New Orleans Saints. Então são times fortes aqui no calendário dos Rams. E são 27 touchdowns e duas interpretações. E muitos e muitos touchdowns contra blitz, contra blitz, que me chama também bastante atenção. Então Matthew Stafford, para mim, é o favorito nesse momento."
Josh Allen -
Buffalo Bills
Deivis Chiodini:
"Não dá para desacreditar de um cara como Josh Allen nunca. Basta ver o que ele fez diante dos Buccaneers na última semana: 6 touchdowns totais, garantindo a vitória. Contudo, não é o mesmo Allen de 2024. Alguns turnovers bobos voltaram a aparecer e isso costuma cobrar seu preço. A ausência de wide receivers confiáveis também impacta e pode o prejudicar nessa corrida."
Paulo Antunes:
"O Josh Allen, atual MVP, conduz o segundo melhor ataque da NFL esse ano. Uma coisa realmente impressionante e ele já tem 28 touchdowns dessa temporada, 21 aéreos e sete terrestres. Ele ganhou o prêmio de MVP como eu disse no ano passado, depois de dez jogos, ele tinha 21 totais. Tem 28 esse ano. Mas sabe qual a diferença? Os Bills no ano passado cometeram oito turnovers, que igualou a melhor marca da história da NFL, um time que protegeu muito bem a bola. Então Josh Allen cuidou muito bem da bola. Então, o time dele nem está em primeiro lugar. Mas eu sinceramente acho que se Buffalo vencer a divisão e o Josh Allen mostrar o seu melhor, ele é capaz de terminar com uns 50 touchdowns, aí seria realmente difícil não dar o prêmio pra ele. Especialmente quando eu levo em consideração que a defesa de Buffalo não está ajudando muito. Agora, por outro lado também, ele tem um baita de um ataque terrestre que tira a pressão dos ombros dele. Ele não fica nem no top dez aí em QBR, então eu acho que temos candidatos melhores nesse momento."
Baker Mayfield -
Tampa Bay Buccaneers
Deivis Chiodini:
"O MVP do povo vai perdendo força: as múltiplas lesões de recebedores tem o deixado numa situação complicada. Basicamente ele tem Emeka Egbuka de confiável e isso não é bom. Baker segue jogando em bom nível, mas precisaria voltar ao prime do começo para competir e eu não vejo isso acontecendo."
Paulo Antunes:
"Eu menciono o Mayfield porque no início da temporada ele era um candidato, hoje não é. Ele teve a chance aqui de realmente se colocar na batalha, mas são três derrotas nos últimos quatro jogos contra Detroit, New England e Buffalo. Então, se você tivesse vencido pelo menos dois desses três jogos com uma ótima campanha, porque Tampa estaria 8-2 na temporada, aí eu acho que o Baker Mayfield seria realmente um grande candidato, porque no início da temporada a gente viu Baker Mayfield basicamente vencendo todos os jogos na reta final, perdendo várias partidas nos últimos dois minutos, com grandes viradas nos últimos segundos aí para o jovem Baker Mayfield. Mas a gente vê um quarterback número dez em touchdowns, com 17. Está protegendo bem a bola, apenas três interceptações, mas são apenas sete jardas por tentativa de passe, que é número 20 na liga. E de novo, a campanha do time dele não é das melhores 6-4. Mas é interessante que o estrago que ele fez no início da temporada foi com vários jogadores machucados. Então isso chamou a atenção. E agora esses mesmos jogadores Mike Evans, Chris Godwin, Bucky Irving, continuam perdendo tempo e as vitórias não estão acontecendo. Eu sei que enfrentaram bons times aqui, Detroit, New England e Buffalo, mas se você quiser vencer o prêmio de MVP, essas são as equipes que você tem que vencer."
Drake Maye -
New England Patriots
Deivis Chiodini:
"Todo mundo adora uma novidade na NFL e Drake Maye é ela. Após três semanas oscilantes, ele cresceu, tomou conta dos Patriots e vem mostrando nível altíssimo. Sua capacidade de lançar a bola no fundo do campo tem sido impactante e a narrativa de vencer uma divisão que todos davam como certa para os Bills pode o ajudar. Todavia, ele precisa corrigir alguns lapsos que tem resultados em interceptações em algumas partidas."
Paulo Antunes:
"O Drake Maye, que é o quarto jogador que a gente vai analisar aqui, também tem um caminho muito interessante aqui para o prêmio de MVP e os números do Drake Maye também chamam atenção. 20 touchdowns, cinco interceptações, já sofreu sete fumbles, perdeu apenas dois, mas a bola fica um pouquinho frouxa nas mãos do Drake Maye de vez em quando. Mas ele lidera a NFL em aproveitamento, que é impressionante porque ele está sendo muito vertical nos seus passes. Ele está soltando a bola em profundidade. O ataque dos Patriots mudou da água para o vinho esse ano. Ele lidera o aproveitamento nos passes, jardas ele é o número dois em QBR, que é o rating da ESPN que vai de 0 a 100. Só que assim, ele enfrentou três times com campanhas positivas. Mas venceu, venceu os Bucs, venceu os Bills, venceu o Carolina Panthers, que também não é grande coisa, estava jogando mal no início da temporada, especialmente fora de casa. Mas Bucs e Bills, fora de casa, são vitórias que me chamam muita atenção. Mas aí New Orleans, falei que a defesa de New Orleans tem sido sólida de modo geral nessa temporada, mas não é uma boa equipe. New Orleans, Miami, Cleveland, Tennessee, Jets, Atlanta são seis dos piores times aqui da NFL. Então isso joga um pouquinho contra o Drake Maye aqui. Mas quando eu olho na classificação, eu vejo New England Patriots na primeira posição na divisão Leste, com jogos ainda contra Baltimore, Buffalo, e aí termina com o oponente de divisão em casa, que é o Miami no último jogo. Se ele conseguir vencer essas partidas e o New England Patriots vencer a divisão dando uma volta por cima incrível em relação a temporada passada, aí, sinceramente, eu acho que Drake Maye tem tudo para vencer o prêmio. Se os Patriots vencerem a divisão, eu acho que ele vai vencer o prêmio de MVP, mesmo com os grandes números do Matthew Stafford, mesmo com os grandes números do Matthew Stafford, que nesse momento é o meu MVP, é o meu MVP."
Jonathan Taylor -
Indianapolis Colts
Deivis Chiodini:
"Espetacular, esplêndida, magnânima: essa é a temporada de Jonathan Taylor. Contudo, ele é um running back e o prêmio de MVP virou um prêmio de QBs desde 2012. Saquon Barkley teve 2000 jardas em 2024 e não recebeu um mísero voto…por que esse ano seria diferente? Parabéns pelo prêmio de jogador ofensivo da temporada, Taylor."
Paulo Antunes:
"Está jogando bem demais. Cara, ele tem números. Seis jardas por corrida é a melhor marca da NFL, já passou das 1.000 jardas. Ele lidera a NFL em touchdowns, são 17. Se ele continuar nesse pique até o fim da temporada, ele terminaria com 28 touchdowns, que igualaria a marca de Shaun Alexander em 2005. Alexander venceu o prêmio de MVP naquela temporada. Então eu acho que para você vencer o prêmio de MVP na posição de Running Back, o último a vencer foi o Adrian Peterson, em 2012, você precisa quebrar recordes. Será que ele consegue alcançar o LaDainian Tomlinson, que teve 31 touchdowns em 2006? Eu acho que isso daí vai ser muito chave aí para o Jonathan Taylor, que já tem cinco jogos de três TDs nessa temporada. O LaDainian Tomlinson teve o recorde, seis na temporada de 2006, então se o Taylor conseguir mais dois jogos de três ou mais touchdowns, ele quebraria esse recorde. Então vamos ficar de olho. O time dele tem oito vitórias em dez jogos, é a maior surpresa da temporada da NFL esse ano. Se os Colts terminarem com a melhor campanha da NFL, aí eu acho, sinceramente, que ele vai ter boas chances. O que acontece? Para você vencer esse prêmio na posição de running back, a gente, os quarterbacks na batalha, a gente tem que olhar nos números desses quarterbacks assim. Cara, são bons números. Mas será que são realmente de MVP? Porque o prêmio de MVP é basicamente um prêmio de quarterback. Basicamente. Um running back precisa fazer alguma coisa realmente surreal para poder vencer o prêmio. Mas como eu disse, se terminar com a melhor campanha da NFL e quebrar recordes, aí eu acho que ele vai ter uma chance. E eu olho na tabela de jogos também nessa reta final, os Colts enfrentam Kansas City Chiefs, Houston duas vezes, Jacksonville duas vezes. São duas equipes batalhando por vagas nos playoffs. Jacksonville tem uma campanha positiva e a defesa de Houston é a melhor da NFL. Aí eles enfrentam também o Seattle Seahawks e o San Francisco 49ers. Então, se contra grandes defesas aqui a defesa de Seattle é sensacional, a gente sabe que a defesa de San Francisco sempre é competente, a defesa de Kansas City é excelente. Jacksonville, a defesa de Jacksonville é a número dois forçando turnovers nessa temporada. Então, se ele mostrar o seu melhor futebol americano na segunda metade da temporada, eu acho que o Jonathan Taylor pode ter uma chance. Mas vai ser muito, muito difícil, porque tem outros grandes aqui na batalha."

há 3 dias
3








Portuguese (BR) ·