Quem é a novidade da seleção da França

há 5 horas 1
ANUNCIE AQUI
  • ESPN.com.br

10 de out, 2025, 07:10

Na semana passada, Didier Deschamps divulgou os convocados que irão defender a França nos jogos contra Azerbaijão e Islândia, pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026. Entre os 23 nomes da lista, um chamou a atenção: Jean-Philippe Mateta.

Destaque do Crystal Palace neste início de temporada, o atacante esperou 28 anos para ter a sua primeira oportunidade na seleção principal do país. Embora a chance na equipe de cima tenha demorado bastante, Mateta é figura conhecida nas categorias de base dos Bleus.

(Conteúdo oferecido por Novibet, Claro, Ford e C6 Bank)

No ano passado, por exemplo, Mateta fez parte do grupo que disputou os Jogos Olímpicos de Paris e contribuiu com cinco gols para a conquista da medalha de prata. As boas atuações sob comando de Thierry Henry, que era o técnico da equipe olímpica, chamaram a atenção de Deschamps.

"Ele não é exatamente jovem, mesmo tendo passado por quase todas as seleções de base. Onde quer que jogue, tem a capacidade de marcar gols. Ele tem um perfil interessante", disse o treinador ao ser questionado sobre a convocação de alguém com zero vivência na equipe de cima.

E pensar que há dez anos o atacante estava defendendo o Châteauroux, na terceira divisão da França. Depois, Mateta passou por Lyon, Le Havre e Mainz 05 antes de desembarcar na Inglaterra em 2021 para defender o Crystal Palace, onde fez história.

Ainda que não como a grande estrela da companhia, o francês ajudou a pequena equipe de Londres a vencer dois títulos num curto espaço de tempo. Primeiro, a Copa da Inglaterra em cima do Manchester City; depois, novamente em Wembley lotado, a Supercopa da Inglaterra sobre o Liverpool, nos pênaltis.

As lesões de peças importantes no ataque, como Ousmane Dembélé e Désiré Doué, abriaram espaço para Mateta, que espera abraçar a oportunidade. A primeira será nesta sexta-feira (10), contra o Azerbaijão, às 15h45 (de Brasília), no Parque dos Príncipes. Na segunda (13), o adversário será a Islândia, no mesmo horário, fora de casa.

Com 100% de aproveitamento nas duas primeiras rodadas, a França lidera o Grupo D das eliminatórias.

Ler artigo completo