Quase 100 pessoas ficam doentes em surto de norovírus em cruzeiro; entenda a doença

há 1 semana 2
ANUNCIE AQUI

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) informou nesta quarta-feira (1º) que quase 100 pessoas a bordo do cruzeiro Serenade of the Seas, da Royal Caribbean, contraíram norovírus antes da chegada prevista a Miami.

A embarcação partiu de San Diego em 19 de setembro para uma viagem de 13 dias. O surto foi reportado ao Programa de Saneamento de Embarcações do CDC no último domingo (28). Esse programa visa prevenir e controlar doenças gastrointestinais em navios.

Segundo a agência americana, até esta quarta-feira, 94 dos 1.874 passageiros e quatro dos 883 tripulantes relataram sintomas, principalmente diarreia e vômito. Por conta do surto, a tripulação intensificou a limpeza e desinfecção, isolou os doentes e coletou amostras para testes, de acordo com o CDC.

Continua depois da publicidade

“A saúde e a segurança de nossos hóspedes, tripulantes e das comunidades que visitamos são nossa maior prioridade”, afirmou o Royal Caribbean Group em comunicado. “Para manter um ambiente que ofereça os mais altos níveis de saúde e segurança a bordo de nossos navios, implementamos procedimentos rigorosos de limpeza, muitos dos quais excedem em muito as diretrizes de saúde pública.”

O norovírus é comum, mas altamente contagioso, podendo causar diarreia, vômitos, náuseas e dores abdominais entre 12 e 48 horas após a exposição. Ele se espalha rapidamente em ambientes fechados e semifechados, podendo ser transmitido por contato com superfícies, alimentos, líquidos contaminados ou utensílios compartilhados.

Este ano, o CDC registrou 19 surtos gastrointestinais em navios de cruzeiro, sendo 14 causados por norovírus. A agência alerta que doenças desse tipo se espalham rapidamente em ambientes fechados ou semifechados, como ocorre nos navios.

Ler artigo completo