Quanto ganha um vencedor do prêmio Nobel?

há 3 dias 4
ANUNCIE AQUI

O anúncio dos vencedores do Prêmio Nobel acontece nesta semana. Nesta segunda (6), foram anunciados os homenageados pela medicina e fisiologia e a semana se encerra pelos vencedores da economia. Mas quanto ganha um vencedor do prêmio Nobel?

Além do alto prestígio e medalha de ouro, os vencedores garantem um prêmio de 11 milhões de coroas suecas — o equivalente a R$ 6,23 milhões. Para os cientistas, especialmente da física, química e medicina, este é um dos principais reconhecimentos do mundo.

O prêmio Nobel também homenageia pesquisadores e personalidades da Literatura e Ciências Econômicas. No ano passado, Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson levaram o prêmio de economia pelos seus estudos sobre os motivos das desigualdades entre os países, observando os fatores que fazem algumas nações prosperarem mais do que outras.

Continua depois da publicidade

Um dos mais conhecidos é o Nobel da Paz, entregue àqueles que fizeram o maior ou melhor trabalho pela fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução de exércitos permanentes e pela realização e promoção de congressos de paz. Martin Luther King Jr., Nelson Mandela e Malala Yousafzai já receberam a honraria.

Como surgiu o prêmio Nobel?

Originalmente, o prêmio Nobel teve como objetivo cumprir o testamento do químico e engenheiro sueco Alfred Nobel, que estabeleceu em 1895 as cinco categorias principais: química, literatura, paz, física e medicina (ou psicologia).

A primeira premiação ocorreu em 1901, e logo se tornou a maior referência de prestígio no mundo acadêmico e científico.

Continua depois da publicidade

Já o Nobel de economia veio bem depois, em 1968, em decorrência de uma doação do Riksbanken, o banco central da Suécia, à Fundação Nobel por ocasião do tricentésimo aniversário da instituição financeira. Ele é oficialmente chamado de Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel.

No total, em 124 anos de história, foram concedidos 628 prêmios a 1.015 pessoas e organizações. Com alguns recebendo o Prêmio Nobel mais de uma vez, isso totaliza 979 indivíduos e 28 organizações.

Ler artigo completo