ANUNCIE AQUI
A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira (27) o lançamento de novos chips aceleradores de inteligência artificial (IA), marcando sua entrada no mercado de semicondutores para data centers, até agora dominado pela Nvidia.
A novidade representa uma mudança estratégica para a empresa, que tradicionalmente foca em chips para conectividade sem fio e dispositivos móveis.
Os novos chips, chamados AI200 e AI250, têm previsão de lançamento para 2026 e 2027, respectivamente, e podem ser integrados em sistemas de rack completos, com resfriamento líquido, capazes de abrigar até 72 unidades funcionando como um único computador.
FERRAMENTA GRATUITA
Simulador da XP
Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render
A Qualcomm baseia seus chips para data centers nas unidades de processamento neural (NPUs) presentes em seus processadores para smartphones, conhecidos como Hexagon.
A Qualcomm destaca que seus chips são focados em inferência — a execução de modelos de IA — e prometem menor custo operacional e consumo de energia comparável aos sistemas da Nvidia.
A empresa também planeja vender componentes separadamente, permitindo que grandes clientes, como provedores de nuvem, possam montar seus próprios sistemas personalizados.
O mercado de chips para IA é o segmento de tecnologia que mais cresce, com investimentos estimados em US$ 6,7 trilhões até 2030, segundo a consultoria McKinsey.
Atualmente, a Nvidia detém mais de 90% do mercado, seguida pela AMD, que também tem atraído interesse de startups como a OpenAI, que busca alternativas para diversificar seus fornecedores.

há 2 meses
14








Portuguese (BR) ·