Quaest: 33% consideram Lula como como melhor opção eleitoral; 23% preferem “outsider”

há 3 horas 1
ANUNCIE AQUI

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado o melhor resultado para o Brasil atual, dentro das eleições, de acordo com a pesquisa Quaest divulgada nesta semana. Para 33% dos entrevistados, Lula seria o nome mais adequado. Em segundo lugar aparece a opção “alguém de fora da política”, escolhida por 23%.

Outros 15% afirmaram que o país se sairia melhor com “outro candidato de direita”, enquanto 14% citaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Já 5% apontaram “um candidato de centro”, e 4%, “outro candidato de esquerda”. Apenas 6% não souberam ou preferiram não responder.

A pesquisa, realizada pela Quaest a pedido da Genial Investimentos, entrevistou 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de outubro. O estudo tem margem de erro de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo.

LISTA GRATUITA

10 small caps para investir

A lista de ações de setores promissores da Bolsa

A preferência dos eleitores por uma reeleição de Lula vem crescendo desde maio de 2025. No período, o petista tinha 21% das menções, depois subiu para 28% em agosto. Agora, com 33%, ele tem o maior percentual desde o início da série.

O grupo de eleitores que considera alguém de fora da política como a melhor opção para o país diminuiu em relação ao levantamento de agosto, ficando no limite da margem de erro. Na pesquisa anterior, 27% tinham essa opinião. Agora, o índice caiu para 23%.

Quando se trata das opções, como “outro candidato de direita”, houve crescimento, passando de 10% em agosto para 15% na pesquisa atual. O percentual que aponta Jair Bolsonaro como o melhor resultado eleitoral recuou de 19% para 14% no mesmo período.

Continua depois da publicidade

A pesquisa também questionou sobre qual campo político representa melhor o discurso de patriotismo e combate à corrupção. Os resultados mostram que 44% dos entrevistados acreditam que essa representação é da direita, enquanto 28% acredita que esses valores são ligados à esquerda. Outros 12% disseram que nenhum dos dois lados os representa, enquanto 16% não souberam ou preferiram não responder.

Ler artigo completo