ANUNCIE AQUI
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, teria oferecido ceder partes das regiões ucranianas ocupadas de Kherson e Zaporizhia em troca de manter toda a região de Donetsk e Luhansk num futuro acordo de paz. Segundo o jornal The Washington Post, a proposta foi feita pelo russo ao presidente Donald Trump em um telefonema.
De acordo com o jornal, na conversa de mais de duas horas, Putin mais uma vez massageou o ego de Trump sem restrições, e aproveitou para falar de uma nova “oferta de paz” que, dependendo de como se interpreta, poderia ser um ponto de partida realista para uma negociação mais ampla.
Se esta for a versão, ela oferece algo novo, uma vez que até a semana passada o Kremlin afirmava repetidamente que não poderia ceder nem um metro das regiões de Kherson e Zaporizhia porque “elas já fazem parte da Rússia de acordo com sua constituição”.
FERRAMENTA GRATUITA
Simulador da XP
Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render
De acordo com o The Washington Post, Moscou não definiu quais áreas voltariam ao controle de Kiev nesta proposta, enquanto a Ucrânia acredita que esta é outra estratégia de engano do autocrata russo.
Além disso, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia tem sido firme em sua disposição de não iniciar conversas abrindo mão de parte do território. “Não daremos nada à Federação Russa e não esqueceremos de nada”, declarou.