ANUNCIE AQUI
ESPN.com.br
22 de out, 2025, 14:52
O caso de racismo sofrido por Filipe Matos Menezes, de apenas 12 anos, durante uma partida do Campeonato Paulista Sub-12 chegou ao conhecimento de Gianni Infantino, presidente da Fifa.
O mandatário da entidade que dita as regras do futebol mundial se mostrou “enojado” com a situação vivida por Filipe. Infantino destaca que racismo é crime e que seguirá sendo constantemente combatido pela instituição.
À ESPN, a mãe do jovem jogador, Thaís Matos, fez um relato emocionante sobre o episódio de racismo sofrido por seu filho.
Veja o pronunciamento de Gianni Infantino:
“Estou enojado por saber que um jogador de 12 anos, da Academia Desportiva Manthiqueira, sofreu ofensas racistas de uma torcedora durante uma partida do Campeonato Paulista Sub-12 contra o SC Corinthians Paulista, em São Paulo, Brasil.
O árbitro implementou o gesto da campanha ‘No Racism’ para interromper a partida e ações foram tomadas contra a autora do crime. Eu elogio o árbitro por sua ação rápida e decisiva – nós temos uma responsabilidade, especialmente e urgentemente para com as futuras gerações, de erradicar o racismo e a discriminação no nosso jogo.
Eu continuarei sendo muito direto a esse respeito: o racismo e a discriminação não são apenas erros – são crimes. Todos os incidentes de racismo, seja nos estádios ou online, devem ser devidamente punidos tanto pelo futebol quanto por toda a sociedade.
A FIFA, incluindo o seu Players Voice Pane (Painel A Voz dos Jogadores), continuará a trabalhar incansavelmente no Posicionamento Global Contra o Racismo para assegurar um impacto duradouro e responsável tanto dentro quanto fora de campo”