Prêmio “As Marcas Mais Valiosas do Brasil” transforma confiança em ativo

há 2 meses 20
ANUNCIE AQUI

Reputação e valor de marca são ativos cada vez mais estratégicos no mundo corporativo. E é justamente para mensurar esse capital intangível, mas de enorme peso nos negócios, que existe o Prêmio “As Marcas Mais Valiosas do Brasil”, um dos mais respeitados levantamentos sobre branding e valor de marca do país.

A partir de 2025, o InfoMoney passa a apresentar o ranking em parceria com a TM20 Branding, consultoria especializada em avaliação e gestão de marcas, além das colaboradoras Brazil Panels e Elos Ayta.

Aliás, a divulgação dos vencedores acontece, em São Paulo (SP), no dia 3/11. “Trata-se de um estudo de referência, que valoriza empresas que moldam o presente e o futuro da economia brasileira”, explica Matheus Lombardi, CEO do InfoMoney.

O que o prêmio ‘As Marcas Mais Valiosas do Brasil’ revela sobre o mercado

Segundo Lombardi, a iniciativa reforça a missão do portal de conectar o mercado financeiro e o mundo corporativo por meio de dados e análises de alta credibilidade.

“Celebramos a parceria com a TM20, que traz a robustez metodológica e a confiança necessárias para oferecer ao mercado um retrato preciso do impacto das marcas mais influentes do Brasil”

E ao unir análise financeira e percepção de marca, o Prêmio “As Marcas Mais Valiosas do Brasil” oferece uma leitura precisa sobre como as empresas criam valor para além dos números contábeis.

Com o InfoMoney como casa oficial do ranking, o estudo ganha maior visibilidade junto a executivos, investidores e lideranças do mercado financeiro.

Mais do que uma lista de líderes, o prêmio é um termômetro sobre a força das marcas no ecossistema empresarial brasileiro, mostrando como reputação, inovação e propósito se refletem em resultados concretos.

Metodologia: como o prêmio calcula o valor das marcas

Diferente de enquetes de popularidade, o ranking “As Marcas Mais Valiosas do Brasil” é baseado em critérios financeiros e mercadológicos objetivos, alinhados a padrões internacionais de valuation.

A TM20 utiliza uma metodologia que combina três pilares fundamentais: contribuição da marca, força da marca e valor financeiro da marca.

“Essa abordagem permite que as empresas compreendam o impacto real de suas marcas nos resultados econômicos e gerenciem seu crescimento de forma mais eficaz”, esclarece Eduardo Tomiya, CEO da TM20 Branding.

Os três pilares do ranking

  • Contribuição da marca: mede atributos como qualidade percebida, confiança, inovação e percepção de preço.
  • Força da marca: avalia o impacto da marca ao longo da jornada do consumidor, desde lembrança espontânea até recomendação.
  • Valor financeiro da marca: resulta da combinação dos dois fatores anteriores com indicadores financeiros, como valor de mercado e patrimônio líquido.

Essa metodologia, então, busca traduzir o quanto uma marca contribui efetivamente para o desempenho econômico das empresas.

“Desde 2003, publicamos rankings de valor de marca com o objetivo de tangibilizar ao mercado o valor financeiro desse ativo”

Estrutura e abrangência do ranking

O levantamento é dividido por setores – como varejo, construção civil, saúde, energia e tecnologia – e inclui também um ranking geral com as marcas mais valiosas do país.

Nesta edição, foram ouvidas mais de 20 mil pessoas em diferentes regiões do Brasil, ampliando a representatividade da amostra. E pela primeira vez, empresas de capital fechado também puderam participar, desde que possuam informações públicas suficientes para avaliação financeira e mercadológica.

Em 2024, o Nubank (ROXO34) ocupou o topo do ranking, com valor de marca estimado em US$ 26,4 bilhões. Na sequência aparecem Mercado Livre (MELI34), Itaú (ITUB4), Vivo (VIVT3) e XP, que completam o top 5.

Ler artigo completo