PostgreSQL 18 tem quase 3X de velocidade em certos cenários

há 1 semana 3
ANUNCIE AQUI

O Projeto PostgreSQL Global Development Group lançou o PostgreSQL 18, a mais recente versão de seu gerenciador de banco de dados open source. A atualização traz uma série de melhorias focadas principalmente em desempenho, eficiência em I/O e aprimoramentos para o desenvolvedor.

Leia mais

A principal novidade é a inclusão de I/O assíncrono (Asynchronous I/O – AIO) para operações de leitura. Isso permite que o PostgreSQL emita múltiplas requisições de I/O simultaneamente, em vez de esperar a conclusão de uma para iniciar a próxima, o que, segundo a equipe do PostgreSQL, demonstrou ganhos de desempenho de até 3 vezes em certos cenários. Essa funcionalidade foi implementada para superar as limitações do mecanismo de readahead do sistema operacional, que não possuía visibilidade dos padrões de acesso específicos do banco de dados, resultando em desempenho abaixo do ideal em muitas cargas de trabalho.

A nova versão também otimiza a experiência de atualização. Anteriormente, as estatísticas do planejador não eram preservadas em grandes atualizações de versão, fazendo com que o cluster levasse mais tempo para atingir o desempenho esperado. O PostgreSQL 18 resolve isso, permitindo que essas estatísticas sejam mantidas, garantindo que os clusters atualizados cheguem ao estado de desempenho esperado mais rapidamente.

Foco no Desenvolvedor e Processamento de Texto

A experiência do desenvolvedor também foi um foco, com a adição de colunas geradas virtuais, que calculam valores no momento da consulta sem exigir armazenamento físico em disco. Também foram incluídas restrições temporais para chaves primárias e únicas em cláusulas WITHOUT OVERLAPS, e a capacidade de criar a definição de esquema de uma tabela externa usando a definição de uma tabela local com o comando CREATE FOREIGN TABLE … LIKE.

O processamento de texto foi aprimorado com o novo agrupamento (collation) PG_UNICODE_FAST, oferecendo semântica Unicode completa para transformações de caixa. O PostgreSQL 18 também adiciona suporte para comparações LIKE em textos que usam um agrupamento não determinístico, simplificando a correspondência de padrões complexos, e o recurso de full text search agora usa o provedor de agrupamento padrão em vez de depender da libc.

Outras atualizações incluem varreduras skip scan em índices B-tree de múltiplas colunas, otimização de consultas que usam condições OR em cláusulas WHERE, aprimoramentos no planejamento e execução de junções de tabelas, suporte a aceleração de hardware (incluindo intrínsecos de CPU ARM NEON e SVE), suporte para OAuth 2.0, registro de conflitos de replicação lógica e o congelamento proativo de páginas durante operações de vacuum.

“O esforço da comunidade global de código aberto molda cada lançamento do PostgreSQL e ajuda a fornecer recursos que atendem aos usuários onde seus dados residem”, comentou Jonathan Katz, membro da equipe central do PostgreSQL, reforçando o histórico de confiabilidade do projeto.

Ler artigo completo