Poço da Bacia da Foz do Amazonas entra para o ranking dos mais profundos da Petrobras

há 2 meses 18
ANUNCIE AQUI

O primeiro poço exploratório da Petrobras na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial, será o quinto mais profundo que a estatal já perfurou em toda a sua história. A extensão prevista de 7.081 metros corresponde a 23 torres Eiffel, o símbolo de Paris, empilhadas.

A perfuração do poço, chamado de Morpho, começou em 20 de outubro, mesmo dia em que o Ibama concedeu a licença para a companhia.

Veja os cinco poços mais profundos :

Leve seu negócio para o próximo nível com os principais empreendedores do país!

  1. Poço Monai, no bloco ES-M-669, na Bacia do Espírito Santo, a 7.699m de profundidade
  2. Poço Parati, no bloco BM-S-10, na Bacia de Santos, a 7.628m de profundidade
  3. Poço Tortuga Leste, no bloco Aram, na Bacia de Santos, a 7.250m de profundidade.
  4. Poço Curaçao, no bloco Aram, na Bacia de Santos, a 7.130m de profundidade.
  5. Poço Morpho, no bloco FZA-M-59, na Bacia da Foz do Amazonas, a 7.081m de profundidade prevista.

A expectativa é que a perfuração do poço na Bacia da Foz do Amazonas leve cerca de cinco meses para ser concluído. Além desse poço principal, a companhia prevê a perfuração de outros três poços auxiliares, cujo avanço dependerá dos resultados obtidos durante a perfuração.

Ao todo, a Petrobras planeja perfurar oito poços na Bacia da Foz do Amazonas nos próximos anos, dentro do programa de exploração da Margem Equatorial — que se estende do litoral do Amapá ao Rio Grande do Norte.

Há cinco anos a Petrobras buscava a licença de exploração da região, sob críticas de ambientalistas, que temem prejuízo à fauna e à flora da Bacia da Foz do Amazonas. A licença de operação foi concedida pelo Ibama às vésperas da COP30, evento das Nações Unidas que discute o fim do uso de combustíveis fósseis.

Além da Bacia da Foz do Amazonas, a empresa também realiza atividades exploratórias em outra bacia que forma a Margem Equatorial: a bacia Potiguar, no litoral do Rio Grande do Norte. Lá, a Petrobras já perfurou dois poços, mas sem comprovação de reservas. A companhia pretende iniciar, nos próximos meses, a perfuração de um terceiro poço na região.

Ler artigo completo