ANUNCIE AQUI
O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo por 180 dias nesta quinta-feira (6) por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, após pedido da Polícia Federal. A medida integra a segunda fase da Operação Copia e Cola, que apura suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro em contratos da área da saúde. O vice-prefeito Fernando Neto (PSD) assumiu o comando do Executivo municipal.
Segundo a PF, a ação cumpriu sete mandados de busca e apreensão e duas prisões preventivas, além da suspensão de função pública de Manga e bloqueio de cerca de R$ 6,5 milhões em bens de investigados. Entre os presos está o empresário Marco Silva Mott, apontado como lobista e amigo do prefeito.
A investigação é um desdobramento da operação iniciada em abril, que busca desarticular um grupo suspeito de desviar recursos públicos por meio de uma organização social contratada pela prefeitura. A Justiça determinou também a proibição de contato entre alguns dos investigados.
Continua depois da publicidade
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito afirmou ter sido afastado enquanto estava em viagem a Brasília e associou a medida a “interesses políticos”. “Acredite se quiser, me afastaram do cargo de prefeito […] estão tentando tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles”, disse.
A prefeitura informou, em nota, que Fernando Neto assumiu o cargo “até que os fatos sejam esclarecidos”, garantindo a continuidade dos serviços públicos. Já a defesa de Mott declarou ao g1 que a prisão se baseia em “conjecturas e suposições” e que recorrerá ao tribunal para reverter a decisão.
Rodrigo Manga, reeleito em 2024, ganhou notoriedade nacional por sua atuação nas redes sociais, onde ficou conhecido como “prefeito tiktoker”. A popularidade digital, somada à carreira política ascendente, o havia colocado como potencial candidato a cargos estaduais ou federais. A decisão judicial não implica perda de mandato, mas pode ser prorrogada conforme o andamento das investigações.

há 2 meses
22








Portuguese (BR) ·