Peru: protestam trabalhadores dos transportes após homicídio de motorista

há 3 semanas 10
ANUNCIE AQUI

Últimas notícias: 29/10/2025 - 12:29 GMT+1

Este texto foi traduzido com a ajuda de inteligência artificial e publicado originalmente em inglês

Mais de 100 trabalhadores dos transportes bloquearam terça-feira uma via perto de um porto fora de Lima, após o homicídio de um condutor de transporte público em estado de emergência declarado pelo governo contra o crime

Eclodiu um protesto depois de o motorista de 47 anos, José Esqueche, ter sido baleado na noite de segunda-feira e acabar por morrer a caminho do hospital. Foi o segundo homicídio de um motorista em menos de uma semana no mesmo trajeto.

Motoristas e moradores revoltados exigiram mais segurança, acusando o governo de não proteger os trabalhadores apesar das medidas de emergência. Registaram-se confrontos breves quando a polícia de choque tentou desobstruir a estrada, bloqueada com veículos e detritos. Manifestantes disseram que o estado de emergência pouco tem feito para travar a vaga de violência que afeta trabalhadores dos transportes e empresas na zona.

Na semana passada, o Presidente José Jerí declarou um estado de emergência de 30 dias, concedendo à polícia e às forças armadas amplos poderes para entrar em domicílios e efetuar detenções sem mandado. O decreto impõe também controlos mais rigorosos nas prisões, incluindo restrições às visitas e a destruição de antenas ilegais de telemóvel. Segundo o governo, as medidas são necessárias para combater o crime organizado, mas os críticos alertam que, até agora, não trouxeram segurança às ruas do Peru.

Ler artigo completo