Perdeu a hora por causa do metrô? Veja se tem direito ao atestado e como solicitar

há 2 meses 24
ANUNCIE AQUI

Nesta terça-feira (21), passageiros da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo começaram o dia com um desafio a mais: uma falha no sistema de sinalização atrapalhou a circulação entre as estações Luz e Vila Sônia, superlotando os trens e provocando atrasos de mais de 40 minutos.

Muita gente não sabe, mas quem passa por esse tipo de problema tem direito a um “atestado de transporte”, que dá um respaldo formal para os usuários que tiveram a rotina prejudicada. Nada mais justo, afinal, quem depende diariamente dos trens não pode ser prejudicado por eventuais falhas do sistema de transporte público. 

Veja a seguir quem tem direito ao documento e como solicitá-lo para se resguardar de possíveis problemas.

Continua depois da publicidade

Quem pode pedir e como solicitar o atestado de transporte?

Todas as pessoas prejudicadas pelas falhas do metrô podem solicitar a chamada “declaração de ocorrência”. Esse documento é uma declaração oficial da operadora certificando o problema, e resguarda quem perdeu compromissos ou se atrasou para o trabalho, escola ou qualquer outro evento que necessite de justificativa formal.

Para emiti-lo, é preciso que o problema tenha impactado de fato o deslocamento dos usuários. Normalmente, isso ocorre quando o sistema opera em velocidade reduzida, com paralisação ou longos intervalos de tempo entre os trens (como aconteceu na manhã de hoje em São Paulo).

O procedimento para solicitar o atestado é bem simples: o primeiro passo é acessar o site oficial da concessionária responsável pela concessão. No caso da Linha 4-Amarela, a companhia é a Via Quatro.

Depois, procure pela “Declaração de Ocorrências” no site do metrô de São Paulo e verifique se a falha aparece listada com data, horário e trecho afetado. No caso de hoje, a declaração confirma que a velocidade do sistema ficou reduzida entre 08h45 e 09h05.

É possível que a declaração fique disponível somente por 24 horas depois da ocorrência, pois isso depende de cada operadora. Se o usuário perder esse prazo, terá que contatar os canais de atendimento da empresa para obter o documento.

Para finalizar, é só clicar no ícone de impressão para gerar o documento no formato desejado. Por precaução, é interessante guardar o documento, pois ele contém todas as informações do fato que ocasionou o seu atraso com a chancela da concessionária responsável.

Continua depois da publicidade

Veja como obter a declaração de ocorrência se o problema acontecer com outras linhas do metrô de São Paulo:

Ler artigo completo