ANUNCIE AQUI
Durante o horário estendido da sexta-feira, 10, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria do Bico Doce, no bairro São Félix Pioneiro, promoveu várias ações de saúde e palestras em alusão à Campanha nacional Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama, além de abranger outras temáticas relevantes, como a do câncer de colo do útero.
Foram atendidas mais de 50 pacientes presentes, que puderam compreender e ampliar os conhecimentos a respeito dessa doença que acomete tanto mulheres, quanto homens no mundo todo. A palestra foi conduzida pela técnica de enfermagem da Unidade, Flávia Regina. Para ela, o conhecimento é a base para saber se cuidar e buscar tratamento o quanto antes.


“Todo e qualquer incômodo é importante, a exemplo da dor na relação sexual, secreção de cor ou cheiro anormal, ou seja, qualquer sintoma que seja desconfortável, precisa ser investigado com exames. Quanto mais precoce possível, mais chances de sucesso no tratamento e na cura. Essas palestras servem para alertar essas mulheres e propagar o conhecimento sobre o seu corpo, o seu seio e também o órgão genital, pois ambos precisam de atenção por meio de exames”, destaca.
Houve também espaço para diálogo, tira-dúvidas, além de sorteio de brindes e, em seguida, consultas médicas, testes rápidos e coleta de PCCU. Segundo a gerente da Unidade, Ozileide Ribeiro, a ampliação destes serviços não será apenas nesse dia, mas durante o mês de outubro.


“Durante este mês inteiro, a gente trabalha em cima desta campanha, para que as nossas pacientes tomem conhecimento sobre os caminhos para a prevenção do câncer de mama e já se aproveita para falar do câncer de colo do útero. Esse dia D foi escolhido justamente para isso, intensificar esse atendimento a elas. A nossa estratégia foi deixar os médicos assistenciais para as demandas diárias, enquanto os médicos da estratégia em saúde da família realizam os atendimentos com as mulheres”, confirma a gerente.
O momento foi considerado de bastante relevância para a costureira Eliudes Pires, 49 anos. A paciente conta que já passou por tratamento na mama aos 32 anos e, por ter sido descoberto de forma precoce, foi um sucesso. Tudo graças ao acesso à informação promovida pela campanha.


“Ainda tem muita gente sem acesso a essas informações e isso é muito importante para nós nos conscientizarmos e esses momentos trazem mais visibilidade nesse assunto. Eu já passei por um tratamento na mama e graças a Deus foi benigno e está tudo bem, pois foi precoce, por isso é importante as mulheres fazerem seus exames de rotina sempre”, revela a paciente.
A ação também teve aprovação da paciente Dulcileia Pires, recém chegada a Marabá e participa pela primeira vez dos serviços oferecidos pela campanha.


“Como eu morava em Goiás, lá era mais difícil o acesso a tudo isso, já aqui se tornou mais fácil e rápido, fiquei sabendo pelo instagram e por isso eu vim para participar e fazer pela primeira vez o PCCU. Gostei muito, explicaram bem e vejo que é importante para nós, aprendermos sobre o assunto, principalmente em relação a dores e que no homem também pode ter o câncer de mama. Já peguei as dicas para propagar essas informações”, comenta a paciente.
A campanha segue durante o mês todo e cada UBS terá o seu Dia D, com palestras e ações de saúde. Fique atento às redes sociais da Prefeitura.
Instagram: @prefeituramaraba
Facebook: Prefeitura de Marabá





Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes
The post Outubro Rosa: Palestras e ações de saúde marcam dia D da campanha na UBS Maria do Bico Doce appeared first on Prefeitura de Marabá .