Outubro Rosa: HMM tem dia D da campanha com palestra e encaminhamentos para mamografia

há 5 horas 1
ANUNCIE AQUI

A programação da Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, chegou ao Hospital Municipal de Marabá (HMM) com atividades de conscientização sobre a doença voltadas para as servidoras do hospital.

Continua após a publicidade

Anúncio

Segundo Lícia Souza, diretora administrativa do HMM, o objetivo foi proporcionar um momento que chamasse a atenção do público para a campanha, ressaltando a prevenção, cuidado e valorização da vida junto às servidoras que representam a maior parte do quadro de funcionários do hospital.

Continua após a publicidade

Anúncio

Continua após a publicidade

Anúncio

 Lícia Souza, diretora administrativa do HMM Lícia Souza, diretora administrativa do HMM
 Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAFoto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

“Trouxemos alguns palestrantes, psicólogos, fisioterapeutas e um oncologista, Doutor Rodolfo, que trouxe contribuições em relação à conscientização, sobre prevenção, dados epidemiológicos da doença. O câncer de mama é uma das principais causas de morte por câncer entre as mulheres”, ressalta a diretora.

O momento contou também com música, por meio da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), distribuição de material informativo, sorteio de brindes e serviços de massagem e maquiagem.

Segundo o cirurgião oncológico Rodolfo Amoury, a indicação é que as mulheres comecem a fazer mamografia e ultrassom de mama aos 40 anos, mesmo sem ter sintomas, apenas para fazer o rastreio. Nos casos em que a doença apresenta histórico familiar em pacientes jovens, a recomendação é que os exames sejam feitos a partir dos 30/35 anos.

Rodolfo Amoury, cirurgião oncológicoRodolfo Amoury, cirurgião oncológico
 Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAFoto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

O médico reforça a relevância do papel exercido pela informação no combate à doença “A informação cura, a informação é muito importante para quando o paciente tem consciência do seu corpo, entende as mudanças do seu corpo e que há necessidade de procurar um apoio médico para ter o diagnóstico precoce. Assim, o paciente se conhecendo, sabendo as alterações, procura mais precocemente o profissional e a chance, quando diagnosticado, é muito maior”, explica.

A programação teve ainda agendamento de consultas e encaminhamento para a realização da mamografia. Para Elis Débora Oliveira, diretora de enfermagem do HMM, a campanha foi idealizada para que as servidoras saibam que seu bem-estar é importante, principalmente para elas mesmas.

“É um momento de valorização em que conseguimos demonstrar para nossas servidoras o quanto elas são importantes não só para a população, mas para elas mesmas, que elas são o seu bem mais precioso e nós precisamos que esse bem precioso esteja bem cuidado para poder propagar o cuidado para o próximo”, afirma.

Elis Débora Oliveira, diretora de enfermagem do HMMElis Débora Oliveira, diretora de enfermagem do HMM
 Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAFoto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

Apesar de culturalmente as mulheres se preocuparem mais com a saúde, a correria do dia a dia e a prioridade para outras questões podem fazer com que elas deixem de lado o cuidado com a saúde.

Maria Celeste Rodrigues trabalha há 25 anos no HMM e passou pelo tratamento do câncer de mama recentemente. Atualmente, realiza acompanhamento a cada seis meses apenas para fazer o monitoramento.

“O câncer de mama tem cura sendo descoberto logo. Eu passei por esse tratamento. Eu digo que estou curada, graças a Deus, estou bem, me afastei, mas estou bem. O que eu digo às mulheres é: se cuidem, se toquem, não deixem tudo para depois. Tem que, primeiramente, pensar em si. Quando deixamos de pensar em nós, nos esquecemos de nós”, comenta.

Maria Celeste Rodrigues, passou pelo tratamento do câncer de mama Maria Celeste Rodrigues, passou pelo tratamento do câncer de mama
 Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAFoto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes

The post Outubro Rosa: HMM tem dia D da campanha com palestra e encaminhamentos para mamografia appeared first on Prefeitura de Marabá .

Ler artigo completo