OpenAI integra ChatGPT a apps de terceiros e mira chatbot como sistema operacional

há 4 dias 2
ANUNCIE AQUI

A OpenAI está facilitando para os usuários do ChatGPT a conexão com aplicativos de terceiros dentro do chatbot para realizar tarefas, a mais recente iniciativa da empresa para transformar seu produto principal em uma porta de entrada fundamental para serviços digitais.

Com a nova opção, apresentada nesta segunda-feira (6) durante o evento anual para desenvolvedores da OpenAI, o usuário do ChatGPT pode pedir para criar uma playlist para o fim de semana, e o aplicativo se conectará ao Spotify para fazer sugestões. Alternativamente, o usuário pode buscar uma casa de três quartos em um bairro específico no portal imobiliário Zillow, sem sair do app do ChatGPT. Outros aplicativos, incluindo Figma, Expedia e Booking.com, também estão disponíveis. O recurso, que a OpenAI chama de “conversar com apps”, exige que os usuários façam login nos aplicativos na primeira vez.

“Esperamos que isso seja um grande avanço para ajudar os desenvolvedores a escalar produtos rapidamente”, disse o CEO da OpenAI, Sam Altman, em discurso principal no evento em São Francisco.

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

O evento encerra algumas semanas intensas para a empresa. A OpenAI concluiu uma venda secundária de ações que a tornou a startup mais valiosa do mundo. Introduziu vários recursos e produtos notáveis, incluindo um app social de vídeo chamado Sora, que rapidamente chegou ao topo da App Store da Apple. E anunciou múltiplos grandes acordos de infraestrutura com Nvidia, AMD e outros para apoiar a adoção mais ampla de sua tecnologia.

Em um sinal da crescente influência da OpenAI no mercado, uma longa lista de empresas, incluindo Figma, Expedia e Booking, viu suas ações subirem nesta segunda-feira após serem mencionadas durante o evento para desenvolvedores. “Isso é algo estranho que começou a acontecer”, disse Altman em uma coletiva de imprensa no final do dia, ao ser questionado sobre os movimentos do mercado. “Estamos tentando entender como nos ajustar a esse tipo de mundo, mas é estranho.”

A OpenAI agora tem mais de 800 milhões de usuários semanais do ChatGPT, disse Altman na segunda-feira. O rápido crescimento do serviço ajudou a impulsionar a receita da OpenAI. Em setembro, a CFO da OpenAI, Sarah Friar, disse em uma conferência que a empresa está no caminho para gerar US$ 13 bilhões em receita este ano, contra US$ 4 bilhões em 2024. Ainda assim, a desenvolvedora de IA permanece sem lucro devido a bilhões de dólares em custos anuais de computação e pesquisa, sem contar a recente onda de gastos da OpenAI em chips e data centers.

Continua depois da publicidade

“Obviamente, um dia teremos que ser muito lucrativos e estamos confiantes e pacientes de que chegaremos lá”, disse Altman. “Mas, no momento, estamos em uma fase de investimento e crescimento.”

Para compensar parte desse pesado investimento, a OpenAI, como seus pares, está trabalhando para atrair empresas e desenvolvedores. No evento de segunda-feira, a OpenAI também lançou um software chamado AgentKit, que tem como objetivo ajudar desenvolvedores a criar e lançar os chamados agentes de IA — geralmente, softwares que podem executar uma série de tarefas com pouca ou nenhuma intervenção humana.

Altman disse que várias empresas já construíram agentes com as ferramentas, incluindo Albertson’s, Box e Canva. “Antes, o software levava anos ou meses para ser construído”, disse ele. “Agora pode levar minutos.”

Continua depois da publicidade

Nos próximos seis meses, a OpenAI espera que o ChatGPT evolua para ser mais um sistema operacional onde os usuários possam acessar mais e novos softwares, segundo Nick Turley, que lidera a equipe do ChatGPT.

“Nunca tivemos a intenção de construir um chatbot quando criamos o ChatGPT”, disse Turley. “Queríamos construir um super assistente e acabamos nos desviando um pouco.”

© 2025 Bloomberg L.P.

Ler artigo completo