ANUNCIE AQUI
A Black Friday, conhecida por seus descontos durante o mês de novembro, é um dos principais eventos do comércio mundial, focando em alavancar as vendas para as festas de final de ano.
Como o próprio nome sugere, a Black Friday acontece em uma sexta-feira, mais especificamente a última do mês de novembro — em 2025, será o dia 28 de novembro. Na segunda-feira após o evento, acontece a Cyber Monday, dia em que os principais descontos são para itens de tecnologia.
Mesmo com datas marcadas, diversas lojas e empresas aproveitam para oferecer descontos ao longo de todo o mês, com algumas novidades nesses dias em específico.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
LEIA MAIS: XP antecipa Black Friday e oferece até R$ 2 mil de cashback em consórcio
Em geral, o evento de descontos garante boa parte dos produtos por até 50% abaixo do preço normal. Algumas empresas podem oferecer reduções maiores.
Como surgiu a Black Friday?
A Black Friday foi inicialmente implementada nos Estados Unidos, em meio a uma curiosa análise do dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. A data comemorativa é celebrada toda última quinta-feira do mês de novembro e, na cultura norte-americana, o mês já é o início das festas de fim de ano.
Continua depois da publicidade
No final do século XIX, a cidade da Filadélfia costumava ficar lotada com consumidores que buscavam suas compras para o final do ano, congestionando todo o fluxo. Os comerciantes decidiram testar se descontos expressivos impulsionariam mais as vendas em uma época na qual, naturalmente, as pessoas estariam mais aptas a gastar — e deu certo.
A prática se consolidou na década de 1960 e chamou a data oficialmente de Black Friday, na tradução livre, ficaria “Sexta-feira Negra”. O “black” se refere ao lucro das empresas após sair do vermelho.
No Brasil, a primeira edição da Black Friday aconteceu em 2010. Atualmente, o mercado brasileiro é um dos principais focos das empresas multinacionais, com uma grande base de consumidores.

há 2 meses
17








Portuguese (BR) ·