Nível do Tocantins ainda não viabiliza realização de Círio Fluvial

há 10 horas 1
ANUNCIE AQUI

CAUTELA

Defesa Civil de Marabá, Corpo de Bombeiros e Diocese local realizaram a vistoria do nível do Rio Tocantins para verificação da possibilidade da realização do Círio Fluvial no sábado, dia 18.

relogio sexta-feira, 10/10/2025, 17:35

- user Autor: Michel Garcia

twitter

Google News

Imagem ilustrativa da notícia Nível do Tocantins ainda não viabiliza realização de Círio Fluvial camera A tradicional jornada levará a imagem de Nossa Senhora de Nazaré até a rampa da Colônia Z30, no bairro Santa Rosa. | Emily Coelho/Reprodução

A Defesa Civil de Marabá e o Corpo de Bombeiros acreditam que é preciso esperar mais um pouco para definir se realmente haverá o Círio Fluvial ou não, no próximo sábado, 18 de outubro. Equipes da Defesa Civil, do 5º Grupamento Bombeiro Militar, e da Diocese de Marabá realizaram na manhã desta sexta (10) a vistoria do rio Tocantins, para verificar a viabilidade da realização do tradicional Círio Fluvial.

De acordo com Marcus Victor Norat, coordenador da Defesa Civil Municipal, é preciso ter cautela para liberar a realização da procissão fluvial por conta do perigo de encalhe de embarcações que acompanham o barco principal onde se leva a imagem de Nossa Senhora.

Veja também:

Em Tucuruí também tem Círio neste domingo, veja programação

Fiéis se emocionam com passagem da imagem peregrina

Vídeo: Diocese faz a abertura oficial do Círio de Nazaré em Marabá

“Quinta-feira (9), o nível do rio estava em 1,78 metros e hoje (sexta, dia 10) o nível estava em 1,74. Apesar de haver um canal de navegação, a preocupação é com as outras embarcações que também vem junto, e que podem encalhar, é preciso ter certeza e essa certeza só teremos na semana que vem”, declarou.

Apesar da baixa, os preparativos para a procissão sobre as águas seguem em ritmo intenso. A tradicional jornada levará a imagem de Nossa Senhora de Nazaré em uma balsa até a rampa da Colônia Z30, no bairro Santa Rosa.

Ademar Gomes, Coordenador do Círio Fluvial, sublinha a essência do evento e a importância dos envolvidos. "O Círio Fluvial são os barcos, são os pescadores, é o rabeteiro, são aquelas pessoas que sobrevivem inclusive através desse meio de transporte," ressalta Gomes, enfatizando a união dos "grandes conhecedores das águas" para o sucesso da celebração.

A expectativa da coordenação é de que a experiência dos navegadores, aliada aos ajustes da vistoria, permitirá a realização tranquila da procissão. "Tenho certeza absoluta que vai dar tudo certo, porque tem muita água ainda que dá para fazer o Círio sem preocupação nenhuma," afirma Ademar Gomes.

O coordenador finaliza o apelo à conscientização de todos os que utilizam o rio, incluindo proprietários de lanchas e jet-skis, para que respeitem o momento de fé, tradição e profundo significado religioso da procissão.

A grande procissão do Círio de Marabá acontece no próximo domingo (18) com transmissão do grupo RBA Marabá, Rádio FM 91, Rádio Clube FM 100,7 Mhz, DOL Carajás e RBATV canal 2.1

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.

Ler artigo completo