ANUNCIE AQUI
ESPN.com.br
13 de nov, 2025, 19:03
Nigéria e a República Democrática do Congo vão disputar no próximo domingo (16) uma vaga na repescagem mundial para a Copa do Mundo de 2026.
O grande vencedor da decisão vai representar a África na competição classificatória marcada para março do ano que vem.
De forma surpreendente, os congoleses ganharam por 1 a 0 de Camarões, nesta quinta-feira, em Stade El Barid, em Rabat, no Marracos, com gol de Mbemba e se garantiram na final. A equipe sonha em jogar o Mundial novamente depois de mais de 50 anos.
Por outro lado, os nigerianos, que já disputaram seis edições de Copa, bateram Gabão por 4 a 1 na prorrogação, também nesta quinta, no Estádio Príncipe Héritier Moulay Hassan, também em Rabat, no Marrocos.
Vale destacar que nove seleções africanas garantiram vaga direta para o Mundial, que será disputado nos EUA, Canadá e México. São elas: Egito, Senegal, África do Sul, Cabo Verde, Marrocos, Costa do Marfim, Argélia, Tunísia e Gana.
Nigéria se classifica com emoção e goleada na prorrogação
O duelo entre Nigéria e Gabão foi cheio de emoções -- principalmente na reta final da partida. A Nigéria abriu o placar apenas aos 32 minutos da segunda etapa, em um erro de saída de bola do Gabão. O atacante Adams aproveitou um passe de presente do adversário, driblou o goleiro e, livre, mandou para o fundo da rede.
O time do Gabão, no entanto, foi valente. E a recompensa veio aos 43 minutos. Lemina recebeu pelo lado esquerdo, conseguiu dominar e bater. A bola desviou na marcação antes de ir para o gol e empatar o confronto, que ainda estava longe de acabar. A arbitragem deu 12 de acréscimos. No último minuto, o destaque nigeriano Osimhen teve tudo para classificar seu país. Em contra-ataque, saiu de frente para o goleiro, longe da marcação, mas chutou para fora.
Com o empate por 1 a 1, o jogo foi para a prorrogação. Foi então que a Nigéria decolou. Aos seis minutos, Ejuke fez o gol que colocou os nigerianos novamente à frente. Pouco depois, aos 11, Osimhen se redimiu e marcou o terceiro. O placar foi fechado pelo próprio Osimhen, agora em um golaço: matou no peito, girou e mandou para a rede.
No fim, com 4 a 1, a Nigéria garantiu a vaga para a final.
Como funciona a repescagem africana
A repescagem africana reuniu quatro seleções para uma disputa no Marrocos. O torneio teve duas semifinais: Camarões x Congo e Nigéria x Gabão.
Os dois países que avançaram se enfrentarão em uma final no próximo domingo (16), também no Marrocos, às 16h (de Brasília). O vencedor garantirá uma vaga para disputar a repescagem internacional.
Repescagem mundial
Ao todo, seis seleções disputarão na repescagem mundial outras duas vagas para a Copa do Mundo de 2026. A distribuição será da seguinte forma:
1 vaga para a América do Sul: Bolívia
1 vaga para a Oceania: Nova Caledônia
1 vaga para a Ásia: a definir
1 vaga para a África: a definir
2 vagas para Américas do Norte e Central: a definir
A partir de então, essas seis seleções serão divididas por suas posições no ranking da Fifa. As duas melhores vão direto para suas finais, enquanto as outras quatro vão disputar duas semifinais.
Dessa forma, as duas decisões vão definir as últimas duas vagas para o Mundial do ano que vem.

há 1 semana
3








Portuguese (BR) ·