Ministro Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF

há 23 horas 2
ANUNCIE AQUI

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou nesta quinta-feira (9) sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). O comunicado foi feito no encerramento da sessão plenária do Supremo.

Barroso, que tem 67 anos, presidiu o STF nos últimos dois anos e passou o comando da Corte na semana passada para o ministro Edson Fachin. Pela legislação, poderia seguir no cargo até 2033, quando completaria 75 anos — idade limite para ministros do Supremo.

“Sinto que agora é hora de seguir outros rumos, que nem sei se estão definidos. Não tenho qualquer apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais a vida que me resta, sem as disposições, obrigações e exigências públicas do cargo — com mais literatura e poesia”, afirmou.

LISTA GRATUITA

10 small caps para investir

A lista de ações de setores promissores da Bolsa

Barroso enfatizou que sua decisão de deixar a Corte não está relacionada a circunstâncias políticas atuais, revelando que já havia comunicado sua intenção ao presidente Luiz Inácio da Silva há cerca de dois anos.

“Deixo o tribunal com o coração apertado, mas com a consciência tranquila de quem cumpriu a missão de sua vida. Não carrego arrependimentos”, declarou.

Aos 67 anos, Barroso chegou ao STF em junho de 2013, indicado pela então presidente Dilma Rousseff.t

Continua depois da publicidade

Doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Barroso é professor titular de Direito Constitucional na mesma instituição. Autor de diversos livros e artigos acadêmicos, também atuou como procurador do Estado do Rio de Janeiro antes de chegar ao STF.

(Matéria em atualização)

Ler artigo completo