Minério de ferro na China sobe com reabastecimento de usinas

há 1 dia 2
ANUNCIE AQUI

CINGAPURA (Reuters) – Os contratos futuros do minério de ferro avançaram nesta quinta-feira, apoiados pela reposição de estoques nas usinas siderúrgicas chinesas após o feriado do Dia Nacional, embora as margens de lucro e preocupações com restrições comerciais ao aço tenham pesado sobre o sentimento do mercado.

O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou a sessão do dia com alta de 0,96%, a 790,5 iuanes (US$110,90) a tonelada.

O minério de ferro de referência de outubro na Bolsa de Cingapura subiu 0,34%, a US$104,55 a tonelada.

Algumas usinas siderúrgicas começaram a reabastecer estoques após o feriado do Dia Nacional da China, embora as margens de lucro continuem sob pressão devido aos elevados preços do coque, de acordo com a corretora Hexun Futures.

A atividade de negociação no mercado de minério de ferro foi moderada na semana passada, em meio ao fechamento dos mercados chineses. No entanto, os analistas da ANZ observaram que o mercado provavelmente se preocupará com os esforços adicionais para limitar as exportações de aço da China.

Na Europa, a Comissão Europeia propôs redução das cotas de importação de aço isentas de tarifas em quase metade para apoiar a competitividade dos fabricantes de aço da UE.

Continua depois da publicidade

O aumento das importações e as tarifas dos EUA deixaram os produtores de aço da UE operando com apenas 67% da capacidade, enquanto essas medidas visam aumentar esse percentual para 80%.

No final de setembro, a UE havia anunciado planos para impor tarifas de 25% a 50% sobre o aço chinês e produtos relacionados.

A China enviou aproximadamente 4% de suas exportações de aço para a UE em 2024, ou o equivalente 368.000 toneladas.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, o comprador estatal de minério de ferro da China interrompeu as compras de cargas da mineradora australiana BHP durante as negociações anuais de preços no início deste mês. O impasse corre o risco de exercer mais pressão sobre as margens do aço.

Ler artigo completo