ANUNCIE AQUI
Um dos maiores nomes da história da música brasileira, o cantor e compositor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL). A informação foi divulgada em reportagem publicada pela revista Piauí.
Em um comunicado à imprensa, Augusto Nascimento, filho do músico, confirmou a situação e pediu “respeito e compreensão neste momento”, afirmando que as suas declarações à Piauí seriam as únicas sobre o caso.
Os primeiros sinais de alerta surgiram após um período de intensa atividade pública para o artista. Após ser homenageado no desfile da escola de samba Portela, na Marquês de Sapucaí, no Rio, e do lançamento do documentário Milton Bituca Nascimento, na programação do Globoplay, Augusto notou mudanças preocupantes no comportamento do pai.
Continua depois da publicidade
Milton apresentava pouco apetite, um olhar frequentemente fixo em um único ponto e um esquecimento fora do comum.
A principal estranheza, no entanto, foi a repetição constante de histórias. Conhecido por passar horas narrando diferentes passagens de sua vasta trajetória, o artista começou a voltar aos mesmos assuntos em questão de minutos.
Segundo a reportagem da Piauí, em abril, Milton passou por uma série de testes clínicos para avaliar suas funções cognitivas, como atenção, capacidade de cálculo, orientação espacial e linguagem.
Continua depois da publicidade
O declínio cognitivo foi tão acentuado que o médico do cantor, o clínico geral Weverton Siqueira, expressou sua preocupação a Augusto, afirmando que, pela primeira vez em uma década, estava assustado com a piora do quadro de Milton. Uma bateria completa de exames foi, então, solicitada.
Apesar da apreensão, Augusto buscou proporcionar um momento especial para o pai. “Quando vi que o meu pai apresentava uma piora no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos EUA”, relatou ele à Piauí. A viagem aconteceu em maio, um mês após a consulta.
O diagnóstico final veio semanas após o retorno da aventura norte-americana. Além de um diagnóstico de Parkinson recebido em 2023, Milton Nascimento teve confirmado o quadro de demência por corpos de Lewy (DCL), uma doença associada a depósitos anormais de uma proteína chamada alfa-sinucleína no cérebro.
Continua depois da publicidade
Esses depósitos, conhecidos como “corpos de Lewy”, afetam substâncias químicas cerebrais, podendo levar a problemas de pensamento, movimento, comportamento e humor.