ANUNCIE AQUI
Últimas notícias: 02/10/2025 - 12:04 GMT+2
Este texto foi traduzido com a ajuda de inteligência artificial e publicado originalmente em inglês
Milhares de pessoas encheram as ruas de Roma, Nápoles e Turim na quarta-feira para protestar contra a intercepção israelita de uma frota de ajuda com destino a Gaza, que transportava ativistas internacionais.
Manifestantes em Roma tentaram entrar na principal estação ferroviária da cidade, entoando slogans e agitando bandeiras palestinianas.
A frota Global Sumud, composta por cerca de 50 barcos e aproximadamente 500 ativistas, foi intercetada pela marinha israelita à medida que se aproximava de Gaza, de acordo com os organizadores. A frota inclui figuras proeminentes como a ativista climática Greta Thunberg, o neto de Nelson Mandela, Mandla Mandela, e vários deputados europeus. Está a transportar uma quantidade simbólica de suprimentos humanitários em solidariedade com os palestinianos.
Vídeos partilhados por ativistas nas redes sociais na noite de quarta-feira mostraram navios da marinha israelita a aproximarem-se dos barcos e a instruí-los a desligar os motores. Os organizadores acusaram Israel de bloquear esforços pacíficos para entregar ajuda a Gaza, que permanece sob bloqueio.