ANUNCIE AQUI
A paralisação do governo dos Estados Unidos, iniciada nesta quarta-feira (1º), deve se prolongar por quase duas semanas, segundo operadores de mercados de previsão. A informação foi confirmada pela CNBC.
A expectativa reflete o impasse entre democratas e republicanos, inclusive com a participação direta do presidente Donald Trump nas negociações, que não conseguiram chegar a um acordo para manter o financiamento federal.
No Kalshi, mercado regulamentado pelo governo norte-americano, a previsão aponta duração média de 11,1 dias, salto expressivo em relação às estimativas anteriores.
FERRAMENTA GRATUITA
Simulador da XP
Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render
Já no Polymarket, 38% dos traders apostam que o governo só reabrirá em 15 de outubro ou depois. Para prazos mais curtos, as chances são menores: 23% veem reabertura entre 6 e 9 de outubro, 22% entre 10 e 14 de outubro e apenas 14% acreditam em acordo imediato, até 5 de outubro.
Historicamente, as paralisações duram em média 14 dias, segundo levantamento do Bank of America desde 1990.
Funcionários parados, serviços afetados
O shutdown já levou à suspensão temporária de centenas de milhares de servidores federais e compromete a continuidade de programas e serviços essenciais. Quanto mais longa for a paralisação, maior o risco de um impacto sobre a economia americana, que já dá sinais de fragilidade.
Continua depois da publicidade
Apesar de o S&P 500 ter registrado em média alta de 1% durante paralisações anteriores, analistas alertam que um fechamento prolongado agora pode gerar volatilidade, especialmente em um momento em que o índice opera próximo a máximas históricas.