MCom: projetos de conectividade dinamizam logística no Brasil

há 1 dia 2
ANUNCIE AQUI

Nesta quarta-feira, 8, a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) realizou o café da manhã "Telecomunicações: conectividade para todos", que contou com a presença do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, de representantes do governo, do Congresso Nacional, da Telebras e da Entidade Administradora da Faixa (EAF).

Na ocasião, o ministro Frederico destacou o avanço da Política Nacional de Conectividade em Rodovias, que está em consulta pública e propõe levar cobertura de sinal 4G e 5G a trechos rodoviários fora das sedes municipais.

"O desenvolvimento do Brasil depende da integração entre telecomunicações e logística. A conectividade é essencial para impulsionar o transporte, o comércio e a economia digital. É com esse foco que seguimos trabalhando para conectar todos os brasileiros", apontou Frederico.

EAF

Durante a atividade, outro dos destaques foi a expansão da tecnologia 5G e da implantação das Infovias na Região Amazônica como vetores para o fortalecimento da conectividade e logística no Brasil.

A EAF está implantando seis infovias subfluviais que compõem o projeto, que terá cerca de 12 mil km de cabos ópticos e vai conectar mais de 70 cidades em seis estados, beneficiando cerca de 10 milhões de pessoas e preservando cerca de 68 milhões de árvores.

"É uma tecnologia desenvolvida e avançada aqui no Brasil. Trata-se da maior rede subfluvial de cabos do mundo. Já foram concluídas as infovias 02, 03 e 04, esta última entregue em Manaus em setembro, em cerimônia com os presidentes do Brasil e da Colômbia", destacou o CEO da EAF, Leandro Guerra.

5G brasileiro no topo

A entidade também destacou o esforço conjunto entre EAF, Ministério das Comunicações, Anatel e operadoras que colocou o Brasil na vanguarda mundial do 5G. De acordo com relatório de agosto da empresa Ookla, as redes móveis brasileiras (4G e 5G) ocupam a 4ª posição global em velocidade média de download. O país é hoje o líder no Ocidente em desempenho de redes móveis.

"O 5G no Brasil é uma referência mundial. A consultoria da Ookla classificou a rede brasileira atrás apenas de países do Oriente Médio. Estamos à frente de todos os países europeus, dos Estados Unidos. É uma posição muito relevante do País, especialmente importante para a logística", apontou Leandro Guerra.

"Para que o 5G funcionasse no Brasil, a EAF fez o trabalho de limpeza da faixa de frequência. A gente está falando aqui de pautas importantes que dialogam com as áreas de portos, aeroportos, hidrovias, ferrovias", destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho

Ler artigo completo