ANUNCIE AQUI
A cidade de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, está se movimentando para estruturar um novo centro brasileiro para lançamento de foguetes, focado em veículos de baixa altitude. O projeto está em fase de estudos e pretende contar com suporte da iniciativa privada, além de investimentos públicos.
O local visado para a iniciativa são as Ilhas de Maricá, situadas a 4 km da costa da cidade e atualmente sob administração da Marinha. A análise da viabilidade do projeto está em curso, com sete estudos concluídos de um total de 12 previstos, revelou Celso Pansera, atual presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
Ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Pansera participou nesta terça-feira, 7, do Congresso Latinoamericano de Satélites – promovido pela Glasberg Comunicações e TELETIME no Rio de Janeiro. Na ocasião, o presidente da Codemar classificou o projeto do centro de lançamentos em Maricá como um plano "ousado", que exigiria articulação complexa.
"Queremos explorar todas as possibilidades para de fato construir essa base de lançamento de foguetes em Maricá. Com participação pública – porque não tem como fazer isso sem investimento público -, mas também chamando a iniciativa privada para ajudar no financiamento e na modelagem do projeto", afirmou Pansera.
De acordo com o dirigente, a ideia com a base é permitir o lançamento de foguetes menores, de baixa altitude. Caso bem-sucedido, o projeto poderia ser importante para o fortalecimento da soberania nacional, dada a capacidade limitada atual de lançamentos do País.
Localmente, o projeto também se relaciona com a pretensão de Maricá se tornar um polo tecnológico regional no Rio de Janeiro, aproveitando a infraestrutura crítica e de pesquisa situada nas proximidades da cidade, separada por 60 km da capital fluminense.