Mantiqueira: um faturamento de R$ 2,5 bilhões por ano; agora, com participação da JBS

há 6 horas 1
ANUNCIE AQUI

A Mantiqueira, maior produtora de ovos do Brasil, tem quase 40 anos de história, consolidando-se como referência na agropecuária nacional. Fundada por Leandro Pinto, a empresa começou com um pequeno plantel e se transformou em um império com aproximadamente 18 milhões de galinhas e faturamento de R$ 2,5 bilhões.

Em 2025, a companhia ganhou um sócio estratégico de peso: a JBS, que comprou metade da operação, mirando expandir a presença na produção de proteína e fortalecer a atuação global no mercado de ovos. “Se tinha alguém a quem iríamos nos associar, era eles”, disse Leandro Pinto, durante entrevista ao podcast Raiz do Negócio, sua estrada entre o campo e a Faria Lima, uma parceria entre InfoMoney e The AgriBiz.

O executivo detalhou a trajetória da empresa, a relação com os novos sócios e a estratégia de crescimento sustentável da marca, compartilhando insights sobre mercado, tecnologia, bem-estar animal e tendências do consumo de ovos no Brasil e no exterior, além das dificuldades sobre exportação.

Continua depois da publicidade

A aproximação com a JBS, gigante do setor de alimentos, começou há mais de 20 anos, de acordo com Leandro Pinto, fundador da Mantiqueira, quando a marca atuava como fornecedora de boi para a companhia. A decisão de vender 50% da empresa foi fruto de um planejamento estruturado, com reuniões e alinhamento de valores entre as partes.

Ele destaca que a sociedade trouxe força estratégica e infraestrutura para impulsionar a Mantiqueira globalmente, sem interferir no dia a dia da empresa. “Eles não colocaram uma pessoa lá dentro para tomar conta. É mais estratégico. A empresa continua sendo a mesma”, afirmou, ressaltando que as decisões são tomadas por meio de consenso do conselho.

“É muito fácil tocar a empresa com eles, porque é pelo WhatsApp, no grupo, resolvemos tudo muito rapidamente”, complementou.

Crescimento do consumo de ovos e inovação

O ovo tem se consolidado cada vez mais como uma proteína presente no dia a dia do brasileiro. Antes considerado uma espécie de “patinho feio” do mercado, atualmente, tem se tornado mais atrativo, com movimentos relevantes de grandes empresas olhando para a commodity.

Leandro ressaltou que o produto cresce globalmente e tem muitas das características que o consumidor procura: é saudável, com bom volume de proteína e muito prático. “Eu viajo o mundo e, nos hotéis, onde tem fila é para o consumo de ovos, seja mexido, frito, omelete. É simples e tem tudo”, falou.

A Mantiqueira também foi uma das pioneiras na automação do setor, trazendo novos equipamentos para o país com este intuito desde 1997. Ele explicou que a empresa analisa oportunidades internacionais com cautela, priorizando alinhamento estratégico e sustentabilidade, já que o transporte de ovos em casca tem limitações de validade.

Ler artigo completo