ANUNCIE AQUI
Equipamento de monitoramento ambiental da Aurassure no Brasil, usando conectividade da Lyra M2M. Imagem: divulgaçãoA operadora de IoT Lyra M2M e empresa de tecnologias ambientais Aurassure Brasil anunciaram que uma colaboração da dupla para monitoramento ambiental inteligente já alcançou mais de 100 municípios em todos os estados brasileiros.
Ao todo, 250 estações hiperlocais de análise ambiental estão em operação, distribuídas nas cidades. A solução da Aurassure é responsável por fornecer dados em tempo real para governos, indústrias e outras instituições. Os dispositivos são conectados via rede machine-to-machine (M2M) da Lyra.
Segundo as empresas, os equipamentos medem concentração de poluentes (gasosos ou particulados) e parâmetros meteorológicos, como temperatura, umidade, direção e velocidade dos ventos, volume de chuva, índice UV e pressão sonora.
Os dados são enviados de minuto a minuto (ou em intervalos configuráveis entre 30 segundos e 15 minutos) para uma plataforma em nuvem, que utiliza recursos de inteligência artificial (IA) para gerar relatórios e insights acessíveis por dashboard ou API.
"Acreditamos que dados confiáveis e em tempo real são a base para decisões públicas mais eficazes e operações industriais mais responsáveis. Nesse sentido, conectividade contínua como a da Lyra M2M é essencial para o funcionamento ideal de todo o sistema", disse o program mananger da Aurassure, Luís Guilherme Fernandes.
Mapa inteligente
No Rio de Janeiro, 21 estações formam um mapa inteligente da qualidade do ar. Essa rede permite identificar picos de poluição, acompanhar o deslocamento de nuvens de contaminantes e monitorar tendências de acúmulo de partículas. Esses dados podem subsidiar alertas à população, acionamento de aspersores de água e ajustes no tráfego em regiões críticas.
Para manter o funcionamento das estações mesmo em áreas com baixa cobertura, a plataforma da Lyra M2M identifica automaticamente a operadora com melhor sinal e oferece monitoramento em tempo real do consumo de dados, diagnósticos automáticos e alertas inteligentes para manutenção preventiva.
"Essa estrutura garante estabilidade, segurança e rastreabilidade, elementos críticos para aplicações ambientais em larga escala", afirma Samuel Honorato, CTO da Lyra M2M.
A solução é oferecida em modelo de assinatura trimestral ou anual, com custos variáveis conforme número de sensores, parâmetros analisados e duração do contrato. A Aurassure também realiza estudos técnicos para definir a quantidade ideal de estações e orienta a instalação em áreas públicas, remotas ou privadas.

há 1 mês
10








Portuguese (BR) ·