ANUNCIE AQUI
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece atrás da maioria de seus adversários em cenários simulados para as eleições de 2026, segundo pesquisa Futura/Apex divulgada nesta terça-feira (11).
O pior desempenho do petista ocorre em confronto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em que Lula registra 39,5% das intenções de voto, contra 46,5% do paulista.
Desde agosto, Tarcísio tem mostrado crescimento consistente, somando mais de 6 pontos percentuais nas últimas rodadas do levantamento.
Continua depois da publicidade

Segundo a pesquisa, Lula também seria derrotado em simulações contra Ratinho Jr. (PSD-PR), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Michelle Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — caso este consiga reverter sua inelegibilidade.
O único cenário em que o petista aparece à frente é contra Romeu Zema (Novo-MG), com 40,6% dos votos, ante 38,8% do governador mineiro.
Alta rejeição
O levantamento mostra que Lula lidera o índice de rejeição entre os entrevistados: 49,8% afirmam que não votariam nele em hipótese alguma. Em seguida aparecem Jair Bolsonaro (39,4%) e Michelle Bolsonaro (27,6%).

A pesquisa também indica que 44% dos eleitores não votariam em um candidato apoiado por Bolsonaro, enquanto 24,8% dizem que votariam com certeza em um nome indicado pelo ex-presidente.
O levantamento foi realizado entre 4 e 8 de novembro, com 2.000 entrevistas por telefone, margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

há 2 meses
21








Portuguese (BR) ·