ANUNCIE AQUI
Para Thalita Jesus, influenciadora e executiva conhecida nas redes como @oichefinha, liderança é acima de tudo um ato de humanidade e empatia, que exige do gestor ou gestora a capacidade real de entender que está lidando com pessoas, não máquinas, e que cada membro do time necessita de apoio constante.
Segundo ela, a função de uma liderança é “abrir caminhos”. “Você está ali para ajudar o time a conquistar um objetivo e tem que ser o apoio desse time, não ficar contra ele”, afirmou em entrevista ao videocast Zona Segura, da MAG Seguros, que reuniu uma plateia formada exclusivamente por mulheres da empresa.
“O líder tem que ser alguém muito humano, que sabe ouvir e abrir caminhos para o time crescer”
A executiva chamou atenção para a criação das “panelinhas” no ambiente de trabalho, fenômeno que favorece a exclusão e mina a saúde do time.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Leia mais: Fazer o ‘básico bem feito’ é o primeiro passo para prosperar, diz Thalita Jesus
“Tem funcionário que o líder prefere e tem afinidade. É normal, mas acaba formando um grupinho e excluindo outro. Ser excluído é uma dor igual à dor física, é o mesmo mecanismo cerebral”, disse.
Segundo ela, essa prática não só prejudica quem é deixado de lado, mas destrói a própria liderança. Afinal, o líder depende do resultado de todo mundo.
“Para fortalecer a equipe, o líder deve tratar as pessoas com humanidade e, sempre que possível, de forma igualitária”
Na perspectiva de Thalita, que o verdadeiro líder reconhece que o sucesso é coletivo e assume sua responsabilidade tanto nos resultados positivos quanto nos negativos.
“Use nós ao invés de ‘eu’. ‘Nós fizemos’, ‘nós conquistamos’. Não ‘eu fiz’, ‘eu entreguei o resultado’, porque o líder não entrega nada. Ele está ali representando. Quem entrega é o time”, afirma.
A influencer explica que a pior atitude de um líder é adotar a postura de “quando é bom, foi o líder. Quando é ruim, foi o time”. Thalita acredita que o ideal é a liderança assumir a responsabilidade nos dois cenários.
Continua depois da publicidade
Thalita Jesus em entrevista ao videocast Zona Segura (Reprodução/YouTube MAG)
Evitando polêmicas e protegendo a imagem
O conteúdo compartilhado por Thalita no videocast também reflete sua experiência com liderança e criação de conteúdo sobre desenvolvimento profissional como uma profissional celetista.
“Eu vejo pessoas que trabalham no mundo CLT e acabam compartilhando a rotina no escritório. E isso pode ser muito perigoso. Será que vale a pena eu falar sobre isso? Qual o impacto para o lugar onde eu trabalho?”, reflete.
Ela fala sobre a importância de exercer uma comunicação neutra e respeitosa, evitando polêmicas ou assuntos que possam prejudicar a imagem da empresa ou do próprio profissional.
Continua depois da publicidade
Segundo Thalita, é importante ter mais pessoas falando de suas experiências profissionais, mas é importante ter cautela.
“Desde o primeiro dia, antes mesmo de criar a conta, eu comuniquei à empresa: vou fazer uma conta pública para falar sobre esse assunto. Quis avisar para que não fosse passada uma mensagem errada. Disse que queria continuar trabalhando ali, mas que queria criar esse conteúdo por uma questão de missão.”
Tem alguma dúvida sobre o tema? Envie para leitor.seguros@infomoney.com.br que buscamos um especialista para responder para você!

há 2 meses
11








Portuguese (BR) ·