Líder do Hamas declara fim da guerra com Israel

há 23 horas 2
ANUNCIE AQUI

Khalil al-Hayya, líder do Hamas, fez um discurso ao público palestino nesta quinta-feira (9), afirmando que Israel e Hamas “chegaram a um acordo para encerrar a guerra e a agressão contra nosso povo.”

Al-Hayya disse que o acordo inicial de cessar-fogo entre Israel e Hamas levaria a um cessar-fogo sustentado, à entrada de ajuda humanitária e à abertura da passagem de fronteira de Gaza com o Egito.

O líder do grupo terrorista afirmou que o acordo prevê a libertação de 250 palestinos que cumprem pena de prisão perpétua em prisões israelenses, além de 1.700 moradores de Gaza que foram presos por Israel desde o início da atual guerra, há dois anos.

LISTA GRATUITA

10 small caps para investir

A lista de ações de setores promissores da Bolsa

Ele disse que mediadores e os Estados Unidos forneceram garantias de que o acordo levará ao fim completo da guerra.

Segundo o jornal The New York Times, al-Hayya não entrou em detalhes sobre possíveis obstáculos para o acordo, incluindo se o Hamas estaria disposto a entregar suas armas e permitir que uma força internacional desempenhasse um papel na estabilização do enclave.

A primeira fase do acordo foi assinada nesta quinta, mais cedo, por Israel e Hamas no Egito.

Continua depois da publicidade

Além do cessar-fogo e dos reféns, a primeira fase também prevê a libertação de centenas de prisioneiros palestinos por Israel; o início da retirada das tropas israelenses de partes de Gaza; e a entrada diária de centenas de caminhões de ajuda humanitária em Gaza.

O gabinete de segurança de Israel deve aprovar o acordo de cessar-fogo ainda nesta quinta-feira, embora a reunião tenha sido adiada. Uma porta-voz do governo israelense afirmou que o cessar-fogo em Gaza vai começar dentro de 24 horas após a aprovação do gabinete.

Ler artigo completo