LDU é vilã para brasileiros? O que os números dizem sobre rival do Palmeiras na Libertadores

há 2 meses 18
ANUNCIE AQUI
  • Daniel Servidio

22 de out, 2025, 03:00

Em busca de tentar chegar a mais uma final de CONMEBOL Libertadores, o Palmeiras vai visitar a LDU em Quito, no Equador, às 21h30 (de Brasília) de quinta-feira (23), pelo jogo de ida das semifinais. A adversária já deixou para trás, nesta edição, outros dois brasileiros: Botafogo e São Paulo.

Além das partidas deste ano, a LDU também criou uma fama de ser vilã de times do Brasil por conta de decisões de títulos importantes. O clube equatoriano foi campeão em cima do Fluminense na Libertadores de 2008 e venceu a Recopa Sul-Americana contra o Internacional no ano seguinte. As duas conquistas da Sul-Americana também foram diante de brasileiros, contra Fluminense e Fortaleza, em 2009 e 2023, respectivamente.

Mas será que a fama se confirma no retrospecto? Um levantamento do DataESPN mostra que não. Somando todos os encontros, os brasileiros têm vantagem contra a LDU. Os equatorianos venceram 25 vezes, mas perderam 32, além de oito empates, com aproveitamento de 42,6% nos 65 duelos. As equipes do Brasil fizeram 103 gols e sofreram 78.

A LDU, porém, leva a melhor quando os dados se referem somente aos jogos disputados no Equador. Em 32 partidas, venceram 20 vezes, com cinco empates e sete derrotas -- um aproveitamento de 67,7%. Foram 61 gols marcados e 37 sofridos.

A última derrota da LDU para um brasileiro no Equador aconteceu em 2021, pelas oitavas de final da Sul-Americana, quando o Grêmio venceu por 1 a 0. Na atual temporada, o Flamengo empatou por 0 a 0, na fase de grupos, o Botafogo perdeu por 2 a 0, nas oitavas, e o São Paulo foi derrotado pelo mesmo placar, nas quartas.

Agora quem terá a missão de tentar quebrar esse tabu será o Palmeiras. A partida contra a LDU terá transmissão ao vivo do Disney+.

Onde assistir a LDU x Palmeiras

Assista a LDU x Palmeiras, nesta quinta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), com transmissão do Disney+.

Próximos jogos do Palmeiras:

Ler artigo completo