ANUNCIE AQUI
ESPN.com.br
21 de out, 2025, 19:36
Em nota oficial publicada nesta terla-feira (21), LALIGA anunciou o cancelamento do jogo entre Villarreal e Barcelona, válido pela 17ª rodada, que seria disputado no dia 21 de dezembro, em Miami, nos Estados Unidos. O duelo seria o primeiro válido pela competição na história a ser disputado fora da Espanha.
Desta forma, a partida será disputada no La Ceramica, casa do Villarreal, que é o mandante do confronto. Os ingressos para o compromisso, que aconteceria no Hard Rock Stadium, casa do Miami Dolphins na NFL, começariam a ser comercializados na próxima semana.
LALIGA lamentou o cancelamento da partida em solo norte-americano, citando a oportunidade de internacionalizar a sua marca, assim como fazem outras ligas do exterior, como a própria Premier League. Leia abaixo a nota completa.
"LALIGA informa que, após conversas com o promotor do Jogo Oficial LALIGA em Miami, comunicou sua decisão de cancelar a organização do evento devido à incerteza gerada em Espanha durante as últimas semanas. LALIGA lamenta profundamente que este projeto, que representou uma oportunidade histórico e incomparável para a internacionalização do futebol espanhol, não pode continuar avançar.
Realizar um jogo oficial fora das nossas fronteiras significaria um passo decisivo na expansão global da nossa concorrência, reforçando a presença internacional dos clubes, o posicionamento dos jogadores e a marca do futebol Espanhol num mercado estratégico como os Estados Unidos.
O projeto atendeu integralmente às regulamentações federais e não afetou o integridade da concorrência, ratificada pelas instituições competentes que Garantem o seu cumprimento, aos quais se opuseram por outras circunstâncias.
Num contexto de crescente competitividade global, onde ligas como a Premier League o competições como a UEFA Champions League continuam a aumentar o seu alcance e capacidade de geração de recursos, iniciativas como essa são essenciais para garantir a sustentabilidade e crescimento do futebol espanhol. Desista desses tipos de oportunidades dificulta a geração de novas receitas, limita a capacidade dos clubes de investir e competir, e reduz a projeção internacional de todo o ecossistema do futebol nacional.
Por fim, LALIGA gostaria de agradecer aos clubes pela disponibilidade e colaboração neste projeto, bem como o seu compromisso constante com o crescimento da concorrência. Continuaremos trabalhando, como sempre, para levar o futebol espanhol a todos os cantos do mundo, defendendo uma visão aberta, moderna e competitiva que beneficie clubes, jogadores e torcedores."
A realização da partida fora do território espanhol gerou bastante polêmica nos bastidores, envolvendo até mesmo o Real Madrid. O clube merengue chegou a protocolar uma queixa formal junto ao Conselho Superior de Esportes (CSD), pedindo a suspensão da partida, sob o argumento de que a mesma "fere a integridade esportiva".