Justiça afasta presidente do BRB em investigação que prendeu dono do Banco Master

há 1 semana 5
ANUNCIE AQUI

O presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, foi afastado do cargo por decisão judicial no âmbito da investigação que levou à prisão do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. A Polícia Federal cumpriu mandados na sede da instituição, em Brasília, nesta terça-feira (18).

O BRB havia participado de uma longa negociação para adquirir o Master ao longo do ano, incluindo a compra de títulos de crédito da instituição controlada por Vorcaro, operação agora investigada pela PF. O banco ainda não se manifestou.

Prisão de Vorcaro

Vorcaro foi preso pela Polícia Federal na noite de segunda-feira (17), em São Paulo. Segundo integrantes da corporação, havia suspeita de que ele tentaria deixar o país para evitar a prisão, já que se preparava para embarcar para o exterior. A defesa nega essa versão e afirma que o banqueiro viajava aos Emirados Árabes para assinar o contrato de venda do Master para investidores estrangeiros, acordo anunciado no mesmo dia.

Continua depois da publicidade

Na mesma operação, a PF também prendeu Augusto Lima, sócio de Vorcaro no Banco Master. A assessoria do banqueiro não comentou a prisão.

Intervenção do Banco Central

Nesta terça-feira (18), o Banco Central decretou a liquidação do Banco Master e colocou outra instituição do conglomerado sob regime de administração especial temporária por 120 dias. Apenas o Will Bank foi preservado, após manifestação de interesse de investidores na aquisição do banco digital.

A decisão do BC ocorre um dia após a Fictor Holding Financeira anunciar proposta para compra do Master e pouco mais de dois meses após o regulador rejeitar a tentativa de aquisição do banco pelo BRB.

Ler artigo completo