ANUNCIE AQUI
ESPN.com.br
14 de out, 2025, 07:02
No papel, um grupo com Israel, Estônia, Moldávia e Noruega é o que uma seleção do quilate da Itália gostaria na disputa por uma vaga na próxima Copa do Mundo. A prática, porém, foi mais cruel para a tetracampeã do mundo, que de novo corre risco de ficar fora do maior torneio do futebol.
Na vice-liderança do Grupo I, a Azzurra fecha a Data Fifa de outubro nesta terça-feira (14), em casa, contra Israel. O resultado desta tarde será essencial e vai definir pelo que o time de Gennaro Gattuso brigará nas rodadas finais das eliminatórias.
A Noruega é quem lidera a chave, com 18 pontos e 100% de aproveitamento, em uma campanha avassaladora de 29 gols a favor e apenas três contra. A Itália está em segundo lugar, com 12, seguida por Israel, com nove. São os únicos países que lutam para ir à Copa, já que Estônia e Moldávia não possuem mais chances matemáticas.
Os noruegueses dependem de só uma vitória para carimbar o passaporte para o Mundial de 2026, até pela imensa diferença no saldo de gols (26 contra sete da Itália, que em compensação pode até sonhar com uma vaga direta, mas também corre risco de eliminação precoce).
Entenda as contas abaixo:
Vaga direta na Copa
Para terminar na liderança da chave, a Itália tem dois cenários:
Vencer os 3 jogos que tem pela frente (Israel, Moldávia e Noruega) e torcer para a equipe de Erling Haaland somar no máximo um ponto;
Somar sete dos nove pontos que fará e torcer para a Noruega perder ambas as partidas que ainda tem, contra Estônia e, claro, a própria Itália.
Vaga na repescagem
Para ser segunda colocada e ir à repescagem, a Itália tem algumas possibilidades. Se vencer Israel, a tetra mundial já garante no mínimo a segunda colocação, já que não poderá mais ser alcançada por ninguém do grupo.
Caso empate nesta terça, a seleção italiana precisará de apenas um ponto nos dois jogos que restam (Moldávia e Noruega).
Uma derrota para Israel, no entanto, obriga a Azzurra a fazer quatro pontos nas rodadas finais ou simplesmente pontuar mais que os israelenses, que só têm mais uma partida pela frente (contra a Moldávia).
Eliminação na fase de grupos
Em caso de derrota para Israel, a Itália viverá uma reta final turbulenta e bastante arriscada. Isso porque as duas seleções ficariam empatadas com 12 pontos, o que deixaria a vaga na repescagem aberta.
Significa dizer que a seleção italiana ficaria fora da Copa caso fizesse menos pontos que Israel. Por exemplo: um empate nos dois jogos que restam, somado a uma vitória israelense sobre a Moldávia.
Vale lembrar que a Itália não disputa uma Copa do Mundo desde a edição de 2014, no Brasil. Na ocasião, caiu ainda na fase de grupos, em uma chave que tinha também Uruguai, Inglaterra e Costa Rica.