Israel bombardeia Gaza entre acusações de violação do cessar-fogo

há 3 semanas 18
ANUNCIE AQUI

Últimas notícias: 29/10/2025 - 14:21 GMT+1

Este texto foi traduzido com a ajuda de inteligência artificial e publicado originalmente em inglês

Reuniram-se moradores junto aos escombros no campo de refugiados de Nuseirat após ataques aéreos israelitas que mataram dezenas, segundo a agência palestiniana Wafa

Ocorreram ataques numa altura de acusações mútuas de violações do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, arruinando as esperanças de que a frágil trégua se mantivesse.

Equipas da Defesa Civil palestiniana relataram pelo menos 100 mortos por toda a Faixa de Gaza nas últimas 12 horas, incluindo 35 crianças, números citados pela Al Jazeera. Imagens do local mostraram famílias à procura entre os escombros e equipas de emergência a retirar sobreviventes. Seguiu-se bombardeamento após ordem do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para uma resposta militar “robusta”, depois do que Israel descreveu como um ataque do Hamas às suas tropas no sul de Gaza.

Israel acusou ainda o Hamas de violar o cessar-fogo ao devolver os restos mortais de um refém que já tinha sido identificado e sepultado dois anos antes. O gabinete de Netanyahu disse que a descoberta motivou uma escalada imediata nos ataques aéreos. A mais recente violência levanta receios de colapso do plano de paz que suspendeu mais de dois anos de conflito, deixando ambos os lados a trocar acusações pela rutura da trégua.

Ler artigo completo