ANUNCIE AQUI
play
Conselheiro do Internacional diz à ESPN que 'até gremistas' concordam que o clube foi prejudicado no Brasileirão de 2005 (2:34)
Leonardo Aquino concedeu uma entrevista exclusiva para a ESPN para explicar o movimento que pede que o Inter seja reconhecido como campeão brasileiro de 2005 (2:34)
Gustavo Berton
15 de out, 2025, 10:26
O Internacional decidiu levar adiante o pedido feito por conselheiros do clube para que a equipe busque o reconhecimento do título do Campeonato Brasileiro de 2005.
Segundo apurou a ESPN, a diretoria colorada pediu ao ex-presidente Fernando Carvalho, mandatário colorado à época, que organize um dossiê sobre o tema.
O documento será baseado principalmente nas recentes declarações do ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho, exibidas no documentário "Máfia do Apito", da produtora Feel the Match e do canal Sportv.
No filme, o protagonista do escândalo que manchou o Brasileirão-2005 disse que não realizou intervenções decisivas em partidas que foram apitadas por ele e acabaram posteriormente anuladas por decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
O dossiê pode contar, inclusive, com a análise feita por um ex-árbitro, comprovando que Pereira de Carvalho não manipulou os jogos em questão.
Também será alegado que o regulamento do Brasileirão-2005 não previa a realização de novas partidas, a não ser no caso da apresentação de provas irrefutáveis de manipulação - o que, na visão do clube gaúcho, não ocorreu.
O Internacional ainda se apoia no reconhecimento de títulos nacionais do passado por parte da CBF, como Roberto Gomes Pedrosa e Taça Brasil, que foram unificados em 2010 como Brasileirões.
Depois que o documento for montado por Fernando Carvalho, ele será levado à diretoria do Internacional. Após análise, a alta cúpula decidirá se segue em frente ou desiste do caso.
Se optar por ir adiante, o comando colorado levará o tema diretamente às estâncias administrativas da Confederação, pedindo o reconhecimento do Inter como campeão nacional de 2005.
O time de Porto Alegre, aliás, não quer que o título seja retirado do Corinthians. A vontade colorada é que a CBF decrete que o Brasileirão daquela temporada teve dois campeões.
Próximos jogos do Internacional:
Mirassol (F) - 15/10, 20h (de Brasília) - Brasileirão
Sport (C) - 18/10, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Bahia (F) - 22/10, 19h (de Brasília) - Brasileirão