ANUNCIE AQUI
A imagem da Padroeira dos Paraenses, Nossa Senhora de Nazaré, foi recebida, nesta quinta-feira (9), com honras de chefe de Estado, em cerimônia realizada no Palácio dos Despachos, sede do governo estadual. O governador Helder Barbalho expressou sua gratidão e reverência ao momento. Em seu discurso, iniciou agradecendo pelas graças alcançadas no último ano e colocou em evidência a força que a devoção a Nossa Senhora de Nazaré proporciona à população do Pará.
“Estamos aqui para agradecer a Nossa Senhora de Nazaré pelas graças alcançadas. Todos enfrentamos desafios e é nela que encontramos força para seguir em frente”, disse. Helder destacou a necessidade de proteção e iluminação divina para o Estado, afirmando que a imagem representa não apenas a fé, mas também a esperança em um futuro melhor. “Peço que ela continue a nos proteger e a abrir caminhos. Que sua luz nos guie na entrega de um Estado melhor ao nosso povo”, pediu o governador.

O chefe do Executivo estadual também enfatizou a importância do trabalho em equipe entre os servidores públicos. “Somos um time que joga junto e nossa união é crucial para a construção de um Pará mais forte”, afirmou.
Em um momento de emoção, Helder Barbalho mencionou sua alegria em estar no evento pela sétima vez como governador, ressaltando a relevância da tradição. “É especial participar dessa celebração que envolve tantos sentimentos e minha família estar aqui comigo. Sem Nossa Senhora, não conseguiríamos alcançar nossos objetivos”, concluiu, convidando todos a se aproximarem da imagem.

Durante a celebração, o diácono Sílvio Vila Nova lembrou passagens bíblicas, destacando Maria como intercessora de todos e mencionando o primeiro milagre de Jesus. Esse momento serviu para reforçar o papel central da figura materna na formação espiritual e social dos cidadãos. Ao final da cerimônia, o público foi convidado a refletir sobre a intercessão de Nossa Senhora na vida cotidiana.
Investimentos -A visita da imagem peregrina também lembrou o esforço da gestão estadual em executar ações para o desenvolvimento e fomento da quadra nazarena. Para a procissão de 2025, de número 233, conforme anunciado pelo governador Helder Barbalho durante a Missa do Mandato, serão repassados R$ 2 milhões à Arquidiocese de Belém, responsável pela organização de toda a festividade.

Operação Círio -Outra ação de destaque do governo estadual é o trabalho para garantir a segurança dos eventos que compõem o Círio de Nazaré. Este ano, mais de 12 mil agentes públicos estarão mobilizados para proteger turistas e romeiros que acompanham a maior manifestação religiosa do País em todas as suas dimensões. As ações iniciaram nesta terça-feira (6) e seguem até o dia 29 de outubro.
No total, 28 eventos, entre religiosos, artísticos e culturais estão programados para ocorrer durante a quadra nazarena. São 14 procissões, nove missas relacionadas ao Círio e, ainda, cinco eventos artísticos culturais, a exemplo da Festa da Chiquita, o arrastão do Arraial do Pavulagem, o Encontro de Tambores e o Auto do Círio.